Tradução

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Escola Municipal Marly Cid de educação especial não tem nada

Hoje recebemos uma denúncia que nos deixou muito tristes, e embora sabemos que temos uma péssima administração em nossa cidade nunca imaginamos ler o relato que lemos hoje. É muito triste saber que nosso prefeito Sergio Soares e nossa secretária de educação Rosana da Silva Rosa não estão nem ai para a população. O que é pior, estão tirando o direito de aprendizado de uma criança!

Leiam...

"Boa tarde, tenho visto a preocupação de vocês com os problemas da cidade, então resolvi escrever sobre um assunto muito importante que quase ninguém, principalmente os nossos governantes, dão atenção necessária, EDUCAÇÃO ESPECIAL!"

"Eu tenho um filho especial, ele tem 7 anos e é deficiente auditivo. No início do ano matriculei ele na Escola Municipal Marly Cid, onde a prefeitura diz ter turmas inclusivas pra deficiente auditivos, na primeira semana de aula, a diretora me pediu pra ficar com ele, pra adaptação, até aí tudo bem, na segunda semana, a diretora veio e me pediu que ficasse lá mais uma semana, não hesitei, fiquei.
Na sexta-feira da segunda semana, a diretora veio e disse que, foi feita uma reunião interna na escola, (onde eu não participei, e nem fui informada que haveria), e me informou que eu teria que ficar na escola o ano inteiro, caso contrário o meu filho não poderia permanecer na escola. Muito irritada e inconformada, eu disse que não ficaria, daí ela disse pra eu ir embora e pensar direito no futuro do meu filho, me disse: "vc é mãe", (mas não ganho pra fica atoa na escola, não sou professora.) Fui pra casa irritada e indignada."

"Voltei à escola após a carnaval, pra tentar resolver esse problema, e conversei com uma outra diretora, que depois de tentar me convencer a ficar na escola por todo o período que meu filho estivesse, sem conseguir me dobrar, ela com ar de "raiva", me respondeu exatamente assim: " Então tá, mas a senhora não poderá reclamar se seu filho chegar em casa, com algum hematoma, machucado, ou com as fraudas sujas."; Na hora eu fiquei com tanta raiva que respondi que se meu filho chegasse machucado em casa que iria na escola com a polícia, ou então arrebentaria ela. Me levantei e fui embora , pra não discuti e perder minha razão."

"Resolvi ir até a secretaria de educação, eles acharam a absurdo, disseram não ter professores de apoio disponíveis, mas não fizeram nada até o presente momento."

"Bom, como meu filho, á outros na cidade, se a prefeitura diz ter uma escola pra incluir essas crianças na sociedade , eles tem que cumprir."
Pollyana Moraes

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DIRETORA GERAL DO CEVI AMEAÇADA DE EXONERAÇÃO POR CAUSA DA GREVE

Por Damiane Arruda

Diretora geral do Colégio Estadual Visconde Itaboraí é ameaçada de exoneração após se recusar a assinar exoneração da diretora adjunta grevista. 

Eleita pela comunidade escolar, Eliane Arruda (diretora geral) recusou-se a assinar a exoneração da diretora adjunta grevista e foi ameaçada de exoneração pela coordenadora pedagógica da Regional Serrana I.

Na última sexta-feira (24/09/11) a coordenadora pedagógica da Regional Serrana I compareceu ao Colégio Visconde de Itaboraí e adotou um procedimento no mínino discutível. Em reunião com a diretora geral da escola, Eliane Arruda e mais três testemunhas, a coordenadora afirmou que a mesma seria exonerada. O motivo teria sido a sua recusa em assinar a solicitação de exoneração da diretora adjunta Maria de Lourdes Monteiro pelo fato desta ter aderido à recente greve dos profissionais da educação da rede estadual de ensino. A recusa teria ocorrida em outra reunião, realizada anteriormente e devidamente documentada. Em sua fala, a coordenadora disse que na ocasião a diretora geral teria “assinado a sua sentença” ao não assinar o documento.

O caso é de assédio moral e consideramos a atuação da coordenadora antiética para dizer o mínimo. Pressionar alguém para que assine um documento que ataca diretamente uma companheira de trabalho não é compatível com a importante função de coordenadora pedagógica. Tal postura não dignifica o cargo. Como não se trata da primeira investida de um representante do governo do senhor Sérgio Cabral (PMDB) contra diretores grevistas.

Achamos que se trata de uma política deliberada nas altas instância do poder pois isso já ocorreu em algumas escolas em Niterói. Tudo isso a despeito da afirmação pública, em audiência com o SEPE, do Subsecretário de Educação, Antônio Neto de que não haveria perseguições aos grevistas. As lideranças do governo não fazem o serviço sujo diretamente, mas pressionam as direções de escola a fazê-lo.

Quanto ao ocorrido no CEVI, a coordenadora afirmou ainda que o fato da diretora adjunta ter aderido à greve “atrapalhou o processo pedagógico da escola”. Sabemos que não. Pelo contrário, a atitude da diretora adjunta demonstra coragem e serve de exemplo prático de uma pedagogia da liberdade e autonomia do profissional de educação e da escola pública. Já a coordenadora “pedagógica”, em sua fala, atitude e método, no que têm de autoritário, subreptício e inadequado, revela uma pedagogia que “deseduca”.

Para corroborar o que já assinalamos, a coordenadora cometeu ainda outro desacerto ético. Ofereceu a duas das pessoas presentes na reunião, diante da diretora, o cargo de direção geral. As professoras obviamente recusaram a oferta. Isso, a despeito da argumentação da coordenadora de que a gratificação em termos financeiros seria “muito boa”. Mais um constrangimento.

Quanto à tentativa de punir a diretora adjunta grevista e, em decorrência, a diretora geral, cabe informá-la, melhor, educá-la sobre o artigo 9º da Constituição da República Federativa do Brasil: “Art. 9º - É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”. Todos os procedimentos adotados pela coordenadora, nesta e em outras ocasiões, têm sido informais, raramente documentados.

Devemos lembrá-la que a atuação do estado e logo dos seus representantes deve ser impessoal e formalizada em documentos. Seria inépcia ou efeito da cultura política que elevou a coordenadora à sua posição atual? Achamos que as duas coisas. Em relação à cultura política que perpassa os círculos do poder dentro e fora do estado podemos dizer o seguinte: ela sobrevive nas relações de mando e submissão à autoridade, mesmo que isso vá contra os princípios de organização e funcionamento do ente público; atua ao arrepio da lei e converte o estado e seus cargos em instrumentos de ação a serviço de interesses privados. A coordenadora agride o princípio republicano do bem comum ao exceder às atribuições de seu cargo e adotar uma conduta pessoalista no trato de uma questão pública, a qual envolve toda comunidade escolar do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí. A vontade de pais e outros responsáveis, alunos e profissionais da escola deve prevalecer sobre os compromissos políticos que movem o atual governo do estado e sua representante na Coordenadoria Pedagógica Regional Serrana I.

Foi a comunidade escolar que, apesar de todas as pressões, garantiu (e garantirá) a eleição dos diretores do CEVI, em um processo democrático e transparente, fruto de luta e conquista!

Diante do narrado acima, o SEPE e a CEAI (Comunidade dos Estudantes e Amigos de Itaboraí), juntos com a Comunidade Escolar do CEVI realizarão uma manifestação no dia 06 de Outubro, às 19:00 hs, na Praça Marechal Floriano Peixoto, em Itaboraí. Contamos com a participação de todos que defendem uma EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE e DEMOCRÁTICA.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Prefeitura anúncia obras na Avenida 22 de maio para 2012

Após o Blog Tudo sobre Itaboraí fazer varias criticas sobre a falta de estrutura da Avenida 22 de maio, a Prefeitura Municipal de Itaboraí anúnciou nesta uma quarta-feira (21/09) obras de revitalização na Av. 22 de maio. 

Segundo a prefeitura as obras começarão nos primeiros dias do ano de 2012 assim que o projeto for aprovado na Lei Orçamentária para 2012.

O projeto, desenvolvido pelo arquiteto da Secretaria de Obras, Edimilson Barbosa, conta com a revitalização de toda avenida, que ganhará novo recapeamento, calçadas, canteiro central, iluminação, semáforos, sinalização e retornos.

Agora é só esperar até 2012!!!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Município de Itaboraí ganhará um Hospital para Mulher


No mês em que o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior completa 19 anos, a prefeitura anunciou através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil a inauguração de uma unidade hospitalar somente para as mulheres.

A nova unidade hospitalar será instalada na antiga Casa Mather e receberá o nome de Centro de Atendimento à Mulher de Itaboraí (CAMI). De acordo com a prefeitura não haverá necessidade de grandes obras, apenas reformas e adequações no prédio.

A nova unidade terá maternidade de média e alta complexidade, UTI neonatal, ambulatório com 36 leitos e salas para exames laboratoriais.

O CAMI atender, além de Itaboraí, pacientes de Rio Bonito, Tanguá, Silva Jardim, Maricá e Niterói e terá capacidade média para 50 atendimentos por dia. A previsão inicial é de que a unidade hospitalar fique pronta até janeiro de 2012.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Prefeitura promete...promete...promete e não cumpre!

A Prefeitura de Itaboraí postou em seu site oficial no último dia 30/08/2011 a seguinte informação:

“Falta muito pouco para os moradores de Quissamã e Beira Rio terem o asfalto na porta de casa. O prefeito de Itaboraí, Sergio Soares, esteve visitando as obras do local e confirmou o término delas para no máximo 10 dias. “Estamos concentrando todos os esforços para concluir rapidamente a pavimentação neste bairro para assim podermos ir a outro”, garantiu...”

“A obra, que totaliza 5,82km de asfalto nos bairros, iniciou há cerca de quatro meses. Durante este tempo, 60 homens se revezaram em dois turnos, trabalhando das 5h da manhã até as 19 horas para deixá-los com nova cara. “Os imprevistos acontecem, como dias de chuva em que não podemos trabalhar, mas mesmo assim conseguiremos concluir o projeto no tempo previsto”, disse o secretário de Obras e Serviços Públicos, Serginho Soares...”

A verdadeira situação destas ruas são:

No bairro do Quissamã as ruas estão todas em terra, sem sinal de asfalto, e o prazo termina hoje (09/09/2011). Apenas no bairro da Beira Rio que algumas ruas realmente estão terminadas!

E vale lembrar que é apenas nesta informação que os funcionários da prefeitura estão trabalhando de 5h da manhã às 19h da noite, pois na verdade os funcionários chegam depois das 8h e saem antes das 17h.