Tradução

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ministério Público do Rio investiga denúncia de suposta fraude no concurso da Câmara de Itaboraí


Saiu no jornal O Fluminense nesta última segunda-feira (24/6) que o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) está investigando uma suposta fraude no concurso público da Câmara de Itaboraí, que foi realizado em janeiro deste ano pela Fundação Benjamin Constant. Segundo o jornal, as denúncias recebidas pela ouvidoria do órgão (MP-RJ), as duas primeiras colocadas para um dos cargos seriam casadas com vereadores de municípios vizinhos.

Ainda de acordo com as denúncias, a fraude teria ocorrido na vaga de Agente Especial Parlamentar, cujo vencimento previsto é de R$ 3,8 mil. Na lista de aprovados no concurso, divulgada em 27 de março, Rosélia de Araújo Botelho, mulher do presidente da Câmara de Rio Bonito, Marcos Botelho (PR), aparece como primeira colocada, enquanto a segunda colocação é ocupada por Jaqueline Alexandra Rocha Viana, que seria casada com o vereador Dr. Robson (PSC), de Silva Jardim.

A fundação que realizou o concurso da Câmara de Itaboraí, também é responsável pelo concurso da Câmara de Rio Bonito e possivelmente deverá realizar concurso em Silva Jardim.

As denúncias foram encaminhadas para a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Itaboraí-Magé. De acordo com o órgão, as denúncias foram anexadas ao Inquérito Civil IC 003/2009, no qual o MP-RJ impeliu a Câmara a realizar o concurso público, por meio de recomendação expedida ao seu presidente, já que os cargos da Casa eram comissionados e há mais de 20 anos não era realizado um concurso público para ocupar as vagas. Com estas novas denúncias, a 1ª Promotoria destaca que pode ser que haja necessidade de separação da investigação e instauração de um novo inquérito só para investigar as supostas fraudes. Essa decisão será tomada nos próximos dias. 

“Caso comprovada a fraude no concurso, é possível a distribuição de ação judicial para buscar no Poder Judiciário a anulação de todo o concurso ou apenas dos atos de nomeação e posse dos aprovados que tenham se beneficiado do esquema. Além disso, existe a possibilidade de aplicação de sanções cíveis e penais aos responsáveis e beneficiários”, afirmou a promotoria.

Câmara emite nota sobre assunto- Por meio de nota, a presidência da Câmara de Itaboraí informou desconhecer qualquer tipo de favorecimento ou facilitação de qualquer natureza direcionada a algum candidato. Isto inclui pessoas que tenham parentesco com políticos de Itaboraí ou de outras cidades. O presidente, Lucas Borges, afirmou ainda, que antes da abertura do concurso, convocou reunião com todos os vereadores, com a comissão especial do concurso e com políticos próximos, quando determinou que nenhum parente dos respectivos fosse inscrito.

O presidente da Câmara de Rio Bonito, vereador Marcos Botelho, disse que só pode responder pelo concurso de sua Câmara e que neste não houve denúncia de fraude. No entanto, ressaltou que nada impede que os parentes dos vereadores façam concursos públicos para as câmaras vizinhas, e que sempre haverá comentários em relação ao assunto, ainda que as denúncias não sejam verdadeiras.

Flávio Eduardo Costa Brito (PSC), presidente da Câmara de Silva Jardim, afirmou que não pode se posicionar sobre a denúncia, pois ainda não tomou conhecimento do caso. Em relação ao concurso da Câmara, que será realizado esse ano, explicou que ainda não há data marcada e que ainda não foi escolhida a fundação que ficará responsável pelo exame.

O Jornal O FLUMINENSE também tentou entrar  em contato com a Fundação Benjamin Constant no horário comercial, porém foi informado que não havia nenhum responsável que pudesse responder pela fundação.

Fonte: O Fluminense.

domingo, 24 de junho de 2012

CANDIDATURAS A PREFEITO DE ITABORAI ANUNCIADAS:

SERGIO SOARES que tenta a reeleição terá como vice o ex-secretário José Carlos Cobra.


HELIL tentará a prefeitura mais uma vez, e desta vez ele terá como vice Dr.Audir.
MARCIO PANISSET tentará pela primeira vez a candidatura a prefeitura da cidade, ele terá como vice Prof.Ronaldo.
 

ALTINEU CORTES também tenta pela primeira vez a candidatura a prefeito da cidade de Itaboraí, ele terá como vice Sadnoel.



Agora é só esperar até o dia 7/07 para confirmar as candidaturas!


 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Parceria com curso de inglês beneficia funcionários da Prefeitura



Funcionários da prefeitura terá a oportunidade de estudar Inglês e Espanhol com horários e custos diferenciados. Convênio firmado com o curso YES oferece aos servidores municipais em atividade na administração pública direta e indireta, bem como seus dependentes (cônjuges e filhos menores de 21 anos), a chance de aprender uma nova língua, com o menor tempo de duração do mercado.

As matrículas estão abertas e são gratuitas, podendo ser feita apenas na unidade YES de Itaboraí. O interessado vai ganhar 50% de desconto na mensalidade e 15% na aquisição de livros, durante todo o curso. Para fazer a inscrição, é necessário a apresentação de documentos que comprovem o vínculo com a Prefeitura.

As aulas terão duração de uma hora e quinze minutos, duas vezes por semana, podendo o aluno optar ainda pelos turnos da manhã, tarde ou noite. Há também turmas especiais aos sábados, com duração de duas horas e trinta minutos. São disponibilizados aos alunos, aulas regulares, aulas com músicas, sessões de cinema, plantão tira-dúvidas e salas de conversação.

O curso YES fica localizado na Rua Tavares de Pinho, 122, Centro, Itaboraí. Mais informações pelo telefone: (21) 2645-4318 ou no site www.cursoyes.com.br.

Prefeitura inaugura 1ª creche escola em Itambi



A Prefeitura de Itaboraí, inaugurou na última sexta-feira (15/06) a Creche Escola Municipal Ilda Alves dos Santos, no bairro Grande Rio, para atender aproximadamente 126 crianças, com idade entre dois e cinco anos.

Turmas - O espaço infantil conta com sete turmas divididas em dois períodos parciais, manhã (7h às 11h30) e tarde (13h às 17h30) e uma em horário integral, das 7h às 17h30. A unidade escolar possui quatro salas de aulas climatizadas, refeitório, cozinha, despensa, secretaria, banheiros, pátio e área de lazer coberta, gramada e com brinquedos. Além disso, todos os móveis foram adaptados à idade das crianças, que receberão um kit escolar, contendo uniforme, tênis e mochila.

A Creche Escola Municipal Ilda Alves dos Santos fica localizada na Rua 61, quadra 89, lote 39, no loteamento Grande Rio, em Itambi.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rua abandona no centro de Itaboraí

Mais uma rua no Centro de Itaboraí abandonada pela prefeitura.

Essa é a Rua 31 de Março, localizada no centro comercial da cidade! 



E a prefeitura ainda diz que a cidade é um canteiro de obras!

Empresa Educação Digital = funcionários sem salários


Há algumas semanas recebemos denúncias sobre a empresa Educação Digitais (empresa terceirizada que presta serviço ao Município), que segundo denúncias, está há 3 (três) meses sem pagar parte dos funcionários.

Ainda segundo denúncias, os funcionários da empresa que trabalham no setor da educação e que não recebem seus salários há meses, já procuraram a Secretaria Municipal de Educação para descobrir o porque de não estarem recebendo seus salários, mas foram informados que ao contrário do que a empresa diz (que não houve repasse de verba para pagar o salário), todas as verbas já foram repassadas para que a empresa fizessem os pagamentos.

Outro problema denunciado é o fato dos funcionários não receberem seus contracheques, fazendo com que nunca saibam o que é realmente descontado de seus pagamentos.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Itaboraí realizará nesta quinta-feira (14/6) a 2º edição do Projeto Roda de Choro


A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí, abre suas portas para receber a 2ª edição do Projeto Roda de Choro, que acontece na próxima quinta-feira (14/06), a partir das 17h.

Promovido pela Fundação de Arte e Cultura (FAC), com o apoio da Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o evento contará com as apresentações do Quarteto Carioca, Grupo Cariocando e DJ Dany Boo.

O evento contará também com exposições de artes plásticas, palestras sobre choro, chorinho e chorões, oficinas de percussão, cavaquinho e violão, exibição dos vídeos documentários “O Choro no Brasil” e “Viola de Cocho” e participação do grupo de dança do projeto “Conviver com o Idoso” também farão parte das comemorações.

Para o diretor executivo da FAC e do departamento imaterial e de difusão cultural, Allan Motta, o objetivo do projeto é resgatar esse estilo musical que ganhou o mundo e conquistar adeptos em Itaboraí.

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro, Itaboraí. Entrada gratuita. Classificação Livre. Mais informações pelo telefone 3639-2022.