Tradução

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PORQUE SERÁ QUE AGORA DEPOIS DE ELEITO ELE MUDOU DE IDEIA?


Essa foi a promessa que ele fez: "única saída é o transporte alternativo"...  “Não é possível que todo a responsabilidade do transporte da cidade seja entregue a uma única empresa, que presta um péssimo serviço. Vamos atender aos moradores de todos os lugares regulamentando o transporte complementar, hoje feito por vans e motocicletas, garantindo conforto e horários regulares a quem depende do serviço”.

Bom pelo menos era isso que ele dizia em seu site durante a campanha.


Veja a promessa que ele fez em seu site oficial: http://www.helil15.com.br/helil-quer-regulamentar-transporte-alternativo/

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Governo do Estado cederá técnicos para a realização de levantamento urbanístico e de georreferenciamento



O prefeito Helil Cardozo recebeu, nesta terça-feira (22.01), a visita do secretário de estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto. Nos próximos dias, eles vão assinar um Termo de Cooperação Técnica sacramentando a parceria. O acordo de cooperação técnica, irá visar o desenvolvimento não só do município, mas de toda a região, em razão das mudanças impostas pela instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). 

- Este entendimento com o Estado é importante para o desenvolvimento de Itaboraí. Ela vai nos permitir traçar as metas de trabalho, como realizar o planejamento urbano da cidade – afirmou Helil Cardozo, salientando que já colocou os secretários e demais técnicos da prefeitura à disposição da equipe enviada pelo governo do estado.

O secretário Felipe Peixoto apresentou a sua equipe, formada por profissionais especializados em projetos na área urbanística e de georreferenciamento: Maria de Fátima Valentim (coordenadora de extensão da Fiperj), Carlos Krykhtine (subsecretário  adjunto) e representantes da Ceasa.


A Prefeitura de Itaboraí será representada pelos secretários José Carlos Rodrigues (Agricultura, Abastecimento e Pesca); Eduardo Zangari (Meio Ambiente e Urbanismo) e Luiz Fernando Guimarães (Desenvolvimento Econômico e Integração com o Comperj). 

O secretário destacou o caráter de cooperação da visita, enfatizando que sem a cooperação das prefeituras, o Estado não conseguiria avançar na execução dos projetos urbanísticos previstos para a região

Recadastro para ônibus universitário segue até o dia 26


Foi grande a procura no primeiro dia de recadastramento para o transporte universitário realizado pela Prefeitura de Itaboraí. Apesar da chuva que caiu durante toda segunda-feira (21-01) cerca de 150 alunos compareceram ao Teatro Municipal João Caetano, no centro da cidade, para atualizar as informações e garantir o ônibus gratuito para o primeiro semestre de 2013.

Até o próximo sábado (26-01) são esperados cerca de 700 usuários no espaço, que irá atender das 13h às 17h. “O objetivo é facilitar a vida dos estudantes e agilizar o processo”, afirmou o coordenador do Espaço Universitário Thiago Thitow, setor responsável pelo transporte dos alunos, salientando ainda que o cadastramento de novos universitários será anunciado na próxima semana.

Os interessados devem apresentar um documento de identificação, duas fotos 3X4 recentes, cópias dos comprovantes de residência atualizado e da matrícula para este semestre, além da carteirinha de uso do transporte universitário.

O Teatro Municipal João Caetano está localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, 200, Centro, Itaboraí. Mais informações pelo telefone 3639-1989 ou através do e-mail espaço.universitario@itaborai.rj.gov.br

Matéria cedida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaboraí.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Itaboraí recadastra alunos dos ônibus universitário


Os estudantes de Itaboraí que usaram o ônibus universitário no último semestre precisam renovar seus pedidos. A partir do dia 21 de janeiro a Prefeitura irá realizar o recadastramento dos usuários do transporte gratuito (que leva moradores da cidade para cursar o ensino superior em municípios vizinhos como Niterói e São Gonçalo) para o ano letivo de 2013. O prazo final para a atualização dos dados cadastrais terminará no dia 26 de janeiro.


O atendimento será das 13h às 17h e acontecerá na Praça Marechal Floriano Peixoto, no centro da cidade. Os interessados deverão apresentar um documento de identificação, duas fotos 3X4 recente, cópia dos comprovantes de residência atualizado e de rematrícula para o próximo semestre, além da carteirinha de uso do transporte universitário. O estudante que não comparecer poderá ceder a vaga para outro aluno.

Mais informações pelo telefone 3639-2001 Ramal 311 ou através do e-mail espaco.universitario@itaborai.rj.gov.br

Matéria cedida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaboraí.

Prefeitura de Itaboraí reinicia obras do PAC em Porto das Caixas


Paralisadas há um ano e meio, as obras de construção de apartamentos para moradores de áreas de risco com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no distrito de Porto das Caixas, em Itaboraí, foram retomadas na manhã desta sexta-feira (11-01). O prefeito Helil Cardozo acompanhou o reinício dos trabalhos e orientou o secretário de Habitação e Políticas Sociais, Wolney Trindade, a fazer um levantamento completo sobre todas as obras do PAC paradas na gestão anterior.
“A obra de Porto das Caixas estava parada há muito tempo. Não entregaram unidade alguma. Um verdadeiro descaso com o povo. Aliás Itaboraí ainda não teve uma obra do PAC concluída. Vamos retomar todas elas”, garantiu Helil, que durante o período de transição esteve em Brasília com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), e com o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e pediu ajuda para a conclusão dos projetos.
O prefeito garantiu que a retomada dessas obras é prioridade neste início de governo. “Os moradores da Vila Portuense, em Porto das Caixas, passam muitas dificuldades em dias de chuva, vivem de forma precária em barracos, por isso serão beneficiados pela obra. Vamos levar moradia digna, de qualidade, urbanização e infraestrutura a 160 famílias que estão nestas condições”, esclareceu.
A obra do PAC na Vila Portuense, em Porto das Caixas, começou em 2011. Serão 10 blocos, de 16 apartamentos cada um, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro construídos numa área de 26.653,32 metros quadrados. Também está prevista a construção de creche, centro comunitário, quadra poliesportiva coberta e vestiários, além de instalação de redes de água e esgoto, sistema de captação de águas pluviais, iluminação e pavimentação das ruas ao redor do conjunto. A previsão é de que o primeiro bloco seja entregue em 12 meses.
Segundo o secretário de Habitação e Políticas Sociais, Wolney Trindade, a empresa contratada JBL Construtora já está com máquinas e equipamentos no local. “O objetivo é retirar as famílias desta área de risco. Os moradores que vivem no entorno também serão beneficiados com bens públicos, infraestrutura e serviços sociais”, destacou.
“A presença do prefeito em nossa comunidade é muito importante. Há quase dois anos estamos lutando por essas moradias e vinda dele renovam nossas esperanças para que este projeto comece a sair do papel. Agora podemos acreditar que as coisas vão mudar e pra melhor”, afirmou o representante da comissão das famílias da Vila Portuense, Ramon Vieira Fausto.

Matéria cedida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaboraí

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Empresário é sequestrado em Itaboraí



O empresário Itamar Silva Junior, de 37 anos, está desaparecido desde a última sexta-feira (11). Segundo Roni Silva, seu irmão, o empresário recebia o pagamento de um aluguel, quando foi surpreendido por três homens vestidos com uniformes de uma empresa de telefoniaEle foi rendido, algemado e colocado em um veículo. Os bandidos deixaram para trás os documentos, cartões e celulares de Itamar.

Até agora, a família não recebeu nenhum tipo de informação sobre o paradeiro do empresário. Roni Silva, irmão de Itamar, esteve na 71 Delegacia de Polícia, em Itaboraí, onde registrou o caso.

Com base no depoimento de testemunhas no último fim de semana, a polícia confeccionou os retratos falados dos suspeitos: um é moreno e o outro tem a pele mais clara e o rosto coberto por marcas de espinhas. Os investigadores também buscam imagens de câmeras de monitoramento da região.


De acordo com a família da vítima, Itamar tem problemas de saúde em decorrência de um acidente e precisa de medicamentos para problemas na coluna e no sistema gastrointestinal.

Quem tiver informações sobre o paradeiro de Itamar, poderá ligar para o Disque Denúncia (21) 2253-1177. 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Projeto “Camelô Legal” irá padronizar comércio ambulante em Itaboraí




A Prefeitura de Itaboraí iniciou na manhã desta quinta-feira (10) o cadastramento do comércio ambulante na cidade para permitir que os passeios públicos possam ser utilizados livremente pelos pedestres. Esta é uma das propostas do projeto “Camelô Legal”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com apoio das secretarias de Segurança Pública e Defesa Civil; Serviços Públicos; Indústria, Comércio e Turismo; Fazenda; Trabalho e Renda; e Vigilância Sanitária.

Cerca de 30 profissionais, entre assistentes sociais, guardas municipais e fiscais do Departamento de Posturas, percorreram a Avenida 22 de Maio, principal via da cidade, para orientar e realizar o cadastramento dos ambulantes para o projeto. “Atualmente todos os camelôs que trabalham em Itaboraí estão em situação irregular. Queremos ordenar a situação do comércio ambulante. Por isso, estamos realizando este primeiro contato e fazendo o cadastramento na rua, no local de trabalho deles. Nossa equipe também irá realizar uma investigação social para saber se aquele camelô mora realmente no município ou se ele trabalha para algum empresário”, explicou o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, que caminhou com a equipe e conversou com alguns vendedores que estavam trabalhando perto da Praça Alarico Antunes, no Centro.

O projeto também prevê a criação de um mercado ou shopping popular para acomodar os ambulantes cadastrados e produtores rurais, mas ainda não há um local definido. Além disso, a Prefeitura estuda uma ajuda de custo para os camelôs que forem retirados da rua durante o período que durar a desocupação.

Não iremos permitir a vinda de ambulantes de fora para vender produtos aqui, muitas vezes, contrabandeados, de qualidade duvidosa ou falsificados. Além disso, utilizam água e luz da rede pública para iluminar suas barracas e atentam contra a saúde pública, quando vendem alimentos sem procedência comprovada, com prazo de validade e condições de conservação desconhecidas. Não queremos cometer injustiça com ninguém, mas também não haverá tolerância a quem estiver irregular”, destacou o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Tenente Coronel Ricardo Sales.

Vendedora de óculos de sol há 10 anos, Elisângela dos Santos Silva, 39, moradora de Porto das Caixas, apoiou a iniciativa. “Vai ser bom se a Prefeitura arrumar um lugar melhor pra gente trabalhar. Vai acabar com a nossa apreensão sobre fiscalização e pode até melhorar meu negócio”, afirmou. O camelô José Amâncio, 54 anos, sendo 30 como vendedor ambulante, também gostou da ideia. “Vai ser bom, porque este local onde trabalhamos o ônibus passa muito perto da minha barraca. Se tiver um lugar adequado para trabalhar, perto do Centro de Itaboraí e com mais segurança, ficarei mais tranquilo”, disse.

De acordo com o Código de Postura do Município (Lei Complementar 91/09) a natureza do comércio ambulante é de natureza pessoal e intransferível (não dando direito de colocar outras pessoas na venda de suas mercadorias, mesmo a pretexto de ajudá-la), não gera direito adquirido, vale apenas para o exercício em que for concedida e é vedado a concessão de mais de uma autorização para uma mesma pessoa.

O cadastramento prossegue até sábado (12) na Avenida 22 de Maio, durante o horário de funcionamento do comércio. Gradualmente a ação será expandida também para os bairros de Manilha e Apolo, onde também há grande concentração de comerciantes informais.
Matéria cedida pela Assessoria de Comunicação da prefeitura Municipal de Itaboraí.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Universitários terão transporte gratuito a partir de hoje



Atendendo à solicitação dos estudantes de universidades públicas que não tiveram férias por conta da greve nas instituições, Helil Cardozo anunciou ainda a continuidade do serviço de transporte gratuito para os universitários, que normalmente é interrompido no período de férias.

Assim, os universitários de Itaboraí continuarão usando os ônibus que fazem o transporte até os campi das universidades Uerj, UFRJ e UFF durante este mês. “A partir desta segunda-feira (07/01) vamos disponibilizar o transporte gratuito para todos os estudantes cadastrados que estão tendo aulas em janeiro”, anunciou. 

Prefeito de Itaboraí reduz valor das passagens de ônibus


As passagens dos ônibus municipais de Itaboraí ficarão mais baratas a partir desta semana, passando de R$ 2,80, valor estabelecido pela administração anterior no dia 21 de dezembro, para R$ 2,65. A redução no valor foi estabelecida pelo decreto nº 001, assinado pelo prefeito Helil Cardozo nesta sexta-feira (04/01). “Não vou deixar que o povo de Itaboraí pague um aumento tão grande por um serviço que não passou por nenhuma melhoria significativa”, declarou Helil.

O valor das passagens havia sido reajustado pelo prefeito anterior de R$ 2,50 para R$ 2,80 no final de 2012, um aumento de 12% considerado abusivo pelo prefeito recém-empossado. “O transporte da cidade tem muitos problemas e não passou por nenhuma mudança que justifique esse aumento. Vamos trabalhar pela melhoria do serviço para que o povo de Itaboraí tenha um transporte de qualidade”, frisou o prefeito.
Matéria cedida pela Assessoria de Comunicação do prefeito eleito Helil Cardozo.