Tradução

terça-feira, 30 de abril de 2013

Programação de show para o 180º aniversário da Cidade de Itaboraí

dupla sertaneja Victor & Léo abrem a programação de show no dia 18/05 (sábado).



No domingo (19/5) é a vez do cantor Naldo.





Na segunda-feira (20/5) é a vez do cantor gospel Fernandinho.





Terça-feira (21/5) quem se apresenta é o grupo de pagode Só pra Contrariar.





Já na quarta-feira (22/05), dia em que Itaboraí comemora 180 anos de emancipação política-administrativa é a vez da baiana Claúdia Leite se apresentar.




Fechando a programação de shows na quinta-feira (23/5), quem se apresenta é a banda católica Rosa de Saron.


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Casa de Cultura expõe acervo do Museu Nacional, com relíquias arqueológicas encontradas na área do Comperj


As relíquias arqueológicos encontradas no terreno onde hoje é construído o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) estão expostas na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí. 

A mostra “Santo Antônio de Sá: a primeira vila do Recôncavo da Guanabara” é realizada em parceria com o Museu Nacional, que, pela primeira vez, permite que parte do acervo deixe suas instalações.

Os achados são o resultado de um dos maiores trabalhos de arqueologia já realizada no país, no qual foram identificados 49 sítios arqueológicos. Entre as relíquias estão artefatos que marcam o início da ocupação do Estado do Rio, como fragmentos de cerâmicas portuguesas, espanholas e inglesas, cachimbos africanos e um tembetá – espécie de jóia usada por índios no século 16.

A exposição foi aberta ao público em geral nesta última sexta-feira (19/04). Escolas e outras instituições podem agendar visitas em grupo.

A escavação no sítio arqueológico, localizado no Vale do Macacu, região da antiga Vila de Santo Antônio de Sá e que hoje compõe o município de Itaboraí, foi realizada no período anterior a terraplanagem do Comperj, e abrange também áreas no entorno do empreendimento. Todas as etapas da pesquisa arqueológica ocorreram de forma multidisciplinar, envolvendo profissionais das áreas de Arqueologia, História, Geografia, Geologia, Biologia e outros, por meio do Programa de Educação Patrimonial e Arqueologia do Vale Macacu, coordenado pela professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), MaDu Gaspar.

O trabalho de escavações mostra dois momentos distintos da história do sítio: o local, inicialmente, foi moradia dos índios Tupis, e também recebeu colonizadores europeus, que trouxeram os africanos.

A partir dessa exposição, Dutra espera estreitar ainda mais os laços de Itaboraí com o Museu Nacional, visando empreendimentos ainda de maior porte:

A exposição “Santo Antônio de Sá: a primeira vila do Recôncavo da Guanabara” tem entrada gratuita e vai até o dia 17 de setembro. A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres abre de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30. Às sextas e sábados, o horário se estende até às 22h30. 

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro de Itaboraí. Mais informações pelo telefone 3639-2022.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Começou a vacinação contra gripe



A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (15) em Itaboraí, e segue até o dia 26 de abril em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs), unidades básicas, na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José Oliveira (Filoco), em Manilha; e no Hospital Estadual Tavares de Macedo, em Venda das Pedras. A mobilização deste ano tem como tema “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, e prevê também o Dia D, marcado para 20 de abril.

Em Itaboraí, a meta é imunizar 31 mil pessoas, o que corresponde a 80% do público-alvo. Serão vacinados idosos – com 60 anos ou mais – crianças de seis meses a dois anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e profissionais de saúde, além dos doentes crônicos (cardíacos, obesos e transplantados renais), que precisarão apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

O principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população.

A vacinação será realizada das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A imunização pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonia e em até 75% a mortalidade global por complicações da influenza.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura e não oferece risco algum. A maioria das reações é leve, como dor e sensibilidade no local da aplicação.

A Influenza Sazonal é uma infecção viral aguda de alta transmissibilidade, que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias ao falar, tossir ou espirrar. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, saída de secreção pelo nariz, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dor de cabeça e nos músculos.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Prefeito inicia prestação contas dos primeiros 100 dias de governo


O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, deu sequência, neste fim de semana, a uma série de encontros com a população para prestar contas das ações realizadas por sua gestão ao longo desses primeiros 100 dias de governo. No sábado (13-04), após reunir todo o seu secretariado na sede da Prefeitura, Helil foi à Escola Municipal Adhemário Rodrigues de Oliveira, no bairro São Joaquim, onde detalhou para as cerca de 300 pessoas presentes como encontrou a administração e o que foi possível fazer nesses três primeiros meses.

Helil explicou que o cenário encontrado em 1º de janeiro foi de total abandono, com 700 funcionários a menos na Saúde, salários atrasados, escolas sem merenda e muito lixo acumulado nas ruas.

“Começamos arrumando a Casa, revendo contratos, acertando pagamentos, e com um time nas ruas em sistema de mutirão para retirar toneladas de lixo e entulho e reparar mais de 700 pontos de iluminação, pois muitos bairros estavam em escuridão total. Com muito trabalho, conseguimos reorganizar os setores. Agora é hora de olhar pra frente e planejar o futuro”, disse o prefeito, antes de destacar o que fez em cada área.

O prefeito também falou sobre os projetos em andamento, especialmente para o bairro de São Joaquim.

“Ainda este ano, iniciaremos obras de drenagem e saneamento em São Joaquim, evitando os alagamentos nesta região. O passo seguinte será a pavimentação”, afirmou.

Também participaram da prestação de contas os vereadores Sandro Construforte (PR), Wellington Emerick (PCdoB) e Rosana Rosa (PCdoB).


Confira as principais mudanças em casa área:

Obras e Serviços Públicos:
Um mutirão retirou 2,3 mil toneladas de lixo das ruas e mais de 700 pontos de luz apagados, foram reparados. Uma operação tapa-buracos foi feita na Avenida 22 de Maio e em várias ruas ao redor e outros 90 km de ruas foram recuperadas com auxílio de máquinas Patrol. A Prefeitura também conseguiu tirar da gaveta um projeto de esgotamento sanitário de 45 km de ruas do bairro Ampliação. A obra será feita com recursos de uma multa aplicada pelo Estado à Petrobras por compensação ambiental. Itaboraí também conseguiu ser inserida no programa Bairro Novo do Governo do Estado, que promoverá obras de drenagem, pavimentação, colocação de meios-fios, calçadas e iluminação em 30 km de ruas e terá o programa Asfalto na Porta retomado a pedido feito do prefeito.

Saúde:
Helil enfatizou as recontratações de médicos, enfermeiros e auxiliares para os postos de saúde e para o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. A aquisição de um tomógrafo digital permitiu o atendimento dos casos de urgência e emergência, que antes eram atendidos fora da cidade. O número de ambulâncias triplicou e os postos foram abastecidos com remédios e insumos. O combate à dengue, que antes estava interrompido, voltou a ser feito com novas equipes nas ruas em esquema de mutirão, com apoio do Estado.

Educação:
Os alunos votaram para escolher o novo uniforme e a prefeitura começou a convocar os professores concursados. Houve mutirão para a limpeza das escolas e 18 das 84 já entraram no ensino em tempo integral. As diretoras agora são concursadas da prefeitura e os alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) já contam com transporte escolar gratuito no turno da noite.

Obras do PAC estão paradas há quase dois anos


Em Itaboraí, o prejuízo aos cofres públicos se materializa em forma de abandono. Já faz quase dois anos que estão paradas as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Itambi, para a construção de 256 unidades habitacionais destinadas a moradores de áreas de risco da região, próxima ao Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj). Os oito prédios já foram erguidos. Mas ficaram inacabados, quatro deles sem reboco e pintura. E exibem os sintomas do tempo deixado de lado, como infiltrações, buracos abertos nas fachadas, infiltrações e janelas quebradas.

Segundo o secretário municipal de Habitação, Wolney Trindade, as obras começaram há seis anos. E, na gestão anterior da prefeitura, chegaram a ser gastos R$ 16 milhões dos R$ 20 milhões do projeto, em parceria com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal. Mas levantamentos feitos desde o início deste ano, afirma Wolney, indicam que faltam cerca de 22 mil itens, como piso, pias, lâmpadas e acabamento, para completar o empreendimento.

Enquanto isso, em comunidades que seriam beneficiadas pelas novas casas, como a do Pavilhão e da Bacia, em Itambi, as pessoas continuam vivendo, literalmente, no meio da lama. Com ruas cheias de poças d’água, é difícil o acesso às duas localidades. Na Bacia, uma vila de pescadores próxima ao Rio Caceribu, casas estão construídas à beira de um canal, muitas delas precárias. No lugar, cheio de mosquitos, os moradores não têm esgoto nem água. Para as tarefas do dia a dia, como lavar louças, conta o Otacílio Gonçalves, de 73 anos, muitos puxam água de um duto que liga a captação de Imununa à Estação de Tratamento de Água de Laranjal e, portanto, consomem água ainda não tratada.

Segundo o secretário municipal de Habitação, Wolney Trindade, as obras começaram há seis anos. E, na gestão anterior da prefeitura, chegaram a ser gastos R$ 16 milhões dos R$ 20 milhões do projeto, em parceria com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal. Mas levantamentos feitos desde o início deste ano, afirma Wolney, indicam que faltam cerca de 22 mil itens, como piso, pias, lâmpadas e acabamento, para completar o empreendimento.

— A água que temos é suja. Aqui também seria construída uma estação de tratamento de esgoto, que atenderia inclusive ao condomínio para onde nos mudaríamos ou nos mudaremos. Mas as obras pararam. Foram consumidos milhões e não sabemos o que vai acontecer — lamenta Otacílio, lembrando que bem perto da casa em que vive passará uma estrada de acesso ao Comperj.

De acordo com Wolney, desde o início do ano o atual governo tenta retomar as obras, em reuniões com o Ministério das Cidades e a Caixa. A dificuldade, afirma ele, é que os valores para finalizar os prédios estão tendo de ser recalculados. E precisará ser feita uma nova licitação. Por isso, afirma ele, ainda não há um prazo definido para entrega das obras. O Ministério das Cidades, por sua vez, diz que as obras devem ser retomadas em junho deste ano.

— Nossa ideia é que, à medida que os blocos ficarem prontos, os apartamentos sejam entregues, priorizando pessoas que estão em risco de saúde e deficientes físicos. Em paralelo, a Procuradoria do município vai investigar as circunstâncias em que as obras foram paralisadas. E acredito que, por se tratar de governo federal, o Ministério Público Federal também deveria investigar — diz Wolney.

Questionado sobre o motivo de as obras terem sido interrompidas, o ministério afirmou apenas que a empresa contratada para execução do empreendimento (a R.C. Vieira Engenharia) solicitou, há cerca de um ano, a rescisão do contrato à prefeitura, mas não explicou o motivo. O órgão federal também garantiu que não serão necessárias demolições em Itambi, a exemplo do que aconteceu em Niterói, embora vizinhos das obras apontem que existem rachaduras no interior de dois prédios.

Em outro bairro, terreno foi invadido
Já em Porto das Caixas, também em Itaboraí, obras do PAC que ficaram mais de um ano paradas, incluindo 160 unidades habitacionais, foram retomadas no início deste ano. E devem ser concluídas em fevereiro de 2014, de acordo com o ministério. Mas no bairro Engenho Velho, as obras prometidas sequer começaram. Lá, as promessas eram de investimentos de até R$ 10 milhões para reurbanização e construção de 110 domicílios. O Ministério das Cidades, porém, diz que o município não conseguiu aprovar o projeto na Caixa.

Para piorar, afirma o secretário Wolney, o terreno de 7 mil metros quadrados onde seriam erguidas as casas foi invadido e, inclusive, cercado com um muro. Agora, a prefeitura diz que entrará na Justiça para reaver a área. E que pretende retomar o projeto, só que com recursos do Minha Casa Minha Vida, segundo Wolney, que aprovou a construção de 1.200 moradias no município. Até que o imbróglio não se resolva, dezenas de famílias continuam vivendo às margens da Avenida Teles e em ruas sem saneamento e que, toda vez que chove, ficam intransitáveis.

Fonte: O Globo

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Divulgada a foto do "tarado" de Manilha


ATENÇÃO!!!

Hoje foi divulgada a foto do homem acusado de tentar agarrar mulheres no ponto de ônibus de Manilha.

Click para ampliar

Segundo a policia o acusado já tem 8 ocorrências em seu nome pelo mesmo crime. Porém como o crime é considerado de menor potencial ofensivo, o acusado foi preso, mas liberado em seguida.


Click para ampliar

Se você foi vitima desse homem, vá a 71 Delegacia de Policia e denuncie. 
A 71 Delegacia de Policia fica no centro de Itaboraí, ao lado da loja C&A.


Gente, quem puder divulgue essa informação.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

ATENÇÃO MEUS AMIGOS FIQUEM ATENTOS PRINCIPALMENTE AS MENINAS.

ATENÇÃO!!!

Hoje uma moça (Luciana Peçaibes) pediu que publicássemos em nossa página o seguinte aviso:

"ATENÇÃO MEUS AMIGOS FIQUEM ATENTOS PRINCIPALMENTE AS MENINAS. 

NOVAMENTE FUI ABORDADA PELO TARADO NO NOVO PONTO DE ÔNIBUS SENTIDO NITERÓI EM MANILHA, HOJE IREI NOVAMENTE AO DPO DE MANILHA INFORMAR, MESMO ACREDITANDO QUE A RESPOSTA SERÁ A MESMA DA OUTRA VEZ.

POR FAVOR DIVULGUEM PARA AS CONHECIDAS DE VOCÊS."



Gente, quem puder divulgue essa informação. 

terça-feira, 9 de abril de 2013

Telefones úteis da Prefeitura Municipal de Itaboraí



TELEFONE GERAL DA PREFEITURA:
3639-2001

SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO:
3639-1977

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO:
3639-2290

SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
3639-1512

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL:
3639-2080

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA:
3639-1209

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER E TURISMO:
3639-2280

SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA:
3639-1522

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO E POLÍTICAS SOCIAIS:
3639-2290

SECRETARIA MUNICIPAL DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INTEGRAÇÃO COM O COMPERJ:
3639-2061

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO:
3639-1908

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS:
3639-1908

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO:
3639-1946

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE :
3639-2036

SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA CIVIL:
2635-1121

SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS:
3639-1639

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E RENDA:
3639-2061

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES:
3639-1659

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E PESCA:
3639-1570

CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO:
3639-1990

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO:
3639-1433

ITAPREVI:
2635-2439

EMATER:
3639-1114

FUNDAÇÃO LEAO XIII:
3639-0967

FUNDAÇÃO DE ARTE E CULTURA:
3639-2022

CHEFIA DE GABINETE:
3639-1443

HOSPITAL MUNICIPAL DESEMBARGADOR LEAL JUNIOR:
2635-7246

OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO:
08002821019 ou 36392029 ou 36391631

Últimos dias para a inscrições do Pré-Vestibular Comunitário


A Prefeitura de Itaboraí, por meio do Espaço Universitário, está com inscrições abertas para o Pré-Vestibular Comunitário 2013. Inicialmente, serão disponibilizadas 50 vagas, com inscrições até o dia 12 de abril e aulas com início no dia 13. 

O curso, gratuito, acontecerá aos sábados, das 7:30h às 18h, e domingos, das 8h às 13h, na Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira, na Rua Dr. José Bastos de Barros, s/n°, Nova Cidade.

As aulas abordarão conteúdos baseados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), oferecendo aos alunos mais oportunidades de ingressar em uma universidade pública ou privada.

Ao todo, são 16 monitores voluntários no projeto, que em sua maioria são ou já foram usuários do Transporte Universitário. Eles ministrarão aulas de Português (Redação e Gramática),Matemática, Biologia, História (Brasil e Geral), Geografia, Física e Química.

Para se inscrever no curso é necessário morar em Itaboraí, ter concluído o ensino médio ou estar cursando o terceiro ano. 

Os interessados devem comparecer à sede do Espaço Universitário, com cópias do RG, comprovante de residência, comprovante de conclusão do ensino médio ou declaração escolar e duas fotos 3×4. Menores de 18 anos deverão ir acompanhados de seus responsáveis.

O Espaço Universitário fica na Rua Dr. Fidélis Alves, n°47, Centro. O horário para inscrição é de 9h às 17h. Mais informações pelo telefone: (21) 3639-1989.

Prefeito de Itaboraí anuncia reajuste salarial para a Educação



O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, anunciou no dia 03/04/2013 que, a partir do mês de maio, todos os funcionários estatutários da Secretaria Municipal de Educação e Cultura terão aumento salarial de 10% sobre seus vencimentos, independentemente de quanto recebe cada categoria.

O anúncio foi possível após estudos e reuniões com as secretarias municipais de Educação e Cultura, e de Planejamento. O prefeito resolveu, também, aumentar o número de professores a serem convocados na última chamada do concurso 001/2011, ainda neste mês de abril. Serão, agora, 219, além das 297 vagas já anteriormente anunciadas para especialistas (educadores especiais, orientadores pedagógicos, coordenadores, supervisores, agentes de creche, agentes administrativos e intérpretes de libras), totalizando 516 novos profissionais.

Inaugurado o serviço de tomografia computadorizada do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior



O prefeito Helil Cardozo, inaugurou, neste último domingo (07),  o serviço de tomografia computadorizada e telemedicina do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. 

Instalado em uma sala ao lado do setor de raios-X, o tomógrafo tem capacidade para realizar até 50 exames diários, incluindo diagnóstico de crânio, tórax e abdômen. O equipamento funcionará 24 horas por dia, atendendo pacientes vítimas de emergência. O modelo é um helicoidal, da marca GE Healthcare Hispeed NXI Dual, de última geração, com custo aproximado de R$ 1 milhão. O aparelho possibilita precisão e agilidade na realização do exame, diminuindo o tempo de permanência dos pacientes na unidade.

O prefeito também anunciou durante a inauguração o processo de contratação de uma equipe de neurocirurgiões para trabalhar 24 horas por dia no hospital, e ainda a aquisição de 130 camas elétricas e mesas para refeição dos pacientes internados, entre outras ações.

Helil apresentou, ainda, planos de  levar a maternidade para o antigo Hospital São Judas Tadeu, onde também será implementado o Hospital da Mulher.

Em relação à saúde infantil, ele afirmou que será retirada a tenda da emergência pediátrica, que foi alugada pela gestão anterior ao custo de R$ 44 mil mensais, transferindo provisoriamente o atendimento para um novo espaço, até que o prédio definitivo da unidade de atendimento às crianças fique pronto.

Prefeitura e Governo do Estado firmam convênio para entrega de títulos de propriedade


Após 40 anos de incertezas, os moradores da Colônia Tavares Macedo ganharão o tão sonhado termo de Cooperação Técnica que permitirá a legalização de suas casas.

Até o final do ano que vem, cerca de 10 mil famílias terão seus imóveis legalizados pelo Instituto de Terras e Cartografia do Estado (ITERJ), começando pela Colônia Tavares Macedo, a partir do mês que vem. 

A legalização dos imóveis garantirá os direitos e a dignidade às famílias que dedicaram anos em busca da segurança jurídica de suas moradias. 

Serão entregues inicialmente os títulos de propriedade para 1.500 famílias que vivem na área do Hospital Colônia Tavares Macedo 

segunda-feira, 8 de abril de 2013

100 dias de governo

Amanhã completamos sem 100 dias do governo Hellil Cardozo, mas até agora não conseguimos descobrir o que mudou!

                                         

Alô prefeito... Ainda estamos esperando o governo diferente que você prometeu!

terça-feira, 2 de abril de 2013

De acusado a integrante da máfia dos Sanguessugas à Chefe de Governo do Prefeito Helil Cardozo


Denúncia Sanguessuga - Ministério Público Federal


O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelos
procuradores da República signatários, no uso de suas atribuições legais, vem, à presença de Vossa Excelência, com lastro nos autos de inquéritos policiais anexos e outras peças, oferecer a presente DENÚNCIA contra:

Da Base Financeira (da “lavanderia”)
A terceira base do crime organizado deu-se pela formatação do segmento financeiro. Seus integrantes conectavam-se diretamente com os empresários e políticos, percutindo elevado fluxo de caixa que transitava das empresas para as suas contas pessoais e a partirdestas para a cúpula do crime mediante simples “saques” na “boca do caixa” ou emissão de cheques endossados e transferência entre contas correntes.

São integrantes da base financeira da organização criminosa os denunciados: Ricardo Waldmann Brasil, Rogério Henrique Medeiros de Freitas, Rodrigo Medeiros de Freitas, Carlos José Miranda, Carlos Trevisan, Diego de oliveira Trevisan, Gerson Pereira da Silva, João Augusto Baltazar Viana da Silva, NILTON JOSÉ SIMÕES FILHO e Thizuko Yoshizaki Marban.

Bom...Para quem não sabe, esse NILTON JOSÉ SIMÕES FILHO é o secretário de governo do Prefeito Helil Cardozo.