Tradução

terça-feira, 26 de julho de 2011

Casa de Câmara de Vereadores e Cadeia



Em virtude de seu papel estratégico na economia regional e do prestígio político de sua elite senhorial, a freguesia de São João Batista foi elevada à categoria de Vila de São João de Itaboraí, por decreto Imperial de 15 de janeiro de 1833, sendo a primeira Câmara de Vereadores instalada oficialmente em 22 de maio do mesmo ano, inaugurando a autonomia administrativa do nascente Vila.

Personalidades da Câmara:

A primeira Câmara itaboraiense foi composta pelas seguintes personalidades: Manoel Antônio Álvares de Azevedo e pelos vereadores Severino de Macedo Carvalho, Padre Manoel de Freitas Carvalho Magalhães, José Augusto César de Menezes e José Barbosa Velho.

Nesta perspectiva, com o objetivo de abrigar condignamente a Câmara da vila recém criada, em 1835 foi envido o requerimento ao então Presidente da Província do Rio de Janeiro, Joaquim José Torres, futuro Visconde de Itaboraí, solicitando meios para construção de Casa da Câmara e Cadeia, obtendo parecer favorável.

Início das obras da Casa de Câmara e cadeia:

Com isto, após deliberação do Governo Imperial, em 1836 foram iniciadas as obras gerais para a construção da Casa de Câmara e Cadeia da Vila de São João de Itaboraí. O projeto do referido prédio foi elaborado pelo famoso engenheiro militar alemão major Júlio Frederico Koeller, célebre pela realização de várias obras importantes na Província fluminense.

Após quatro anos de obras, o prédio da Câmara e Cadeia foi concluído em 1840, passando a abrigar no pavimento térreo a cadeia pública e no pavimento superior os trabalhos parlamentares.

Raro exemplar do tempo do Império:

Trata-se de um dos raros exemplares de Casa da Câmara e Cadeia ainda existente em território nacional, revelando influências neoclássicas em sua arquitetura, tais como o grande frontão triangular
Detalhes preciosos podem ainda ser vistos no interior do palacete.

Primeira sede da Prefeitura:

Com a elevação da Vila de São João de Itaboraí à categoria de cidade, em 19 de janeiro de 1890, a Casa de Câmara passou a sediar também a Prefeitura Municipal, tendo sido o primeiro prefeito nomeado apenas em 1922.

A Casa Câmara e Cadeia é inteiramente modificada:

Posteriormente, já em 1969, a Prefeitura voltou a ocupar provisoriamente o pavimento térreo do prédio em questão, realizando obras que alteraram a disposição original das antigas enxovias(celas) da cadeia pública, ocupadas atualmente por gabinetes de vereadores.

Visitação:

De segunda à sexta das 9:00 às 17:00 na Praça Marechal Floriano Peixoto, 221 - Centro - Itaborai
Para maiores informações ligue para (21) 2639.2001 ou acesse o site - www.camaraitaborai.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí