Tradução

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Loja Maçônica da Concórdia Segunda


O prédio é de concepção neoclássica. A sua implantação é comum da segunda metade do século XIX, sendo a mais antiga agremiação de gênero ainda existente em Itaboraí. Sua fachada principal volta-se para a rua e a entrada é feita pela lateral do terreno.

Insígnias e filosofias maçônicas:

Pode-se observar as insígnias da Maçonaria, sociedade secreta de auxílio mútuo, simbolizada pela união entre o compasso e o esquadro, evocação à filosofia maçônica (“os pedreiros do universo”), de construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Fundação e criação:

A fundação da loja é datada em 26 de maio de 1833.
Entre 1840 e 1850 foi construído o prédio para abrigar a loja maçônica em Itaboraí. Em 1910 a loja foi transferida para Rio Bonito. Porém, em 1946, volta a funcionar no mesmo local.

Um novo prédio foi reerguido, aproveitando-se a empena existência na Rua do Bonfim, pois do prédio antigo só restava, na época, a fachada principal.
Em 1963, a loja maçônica registra a propriedade em seu nome pelo processo de usucapião.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Vila São João de Itaboraí


A origem de Itaboraí está diretamente relacionada à história da extinta Vila de Santo Antônio de Sá, comprovadamente uma das mais importantes do Rio de Janeiro em finais do século XVIII.

A Vila de Santo Antônio de “Macacu” como também era conhecida tem origem em 1567, sendo a primeira a ser formada no Recôncavo do Rio de Janeiro. Sua importância econômica residia no fato de ter sido o principal entreposto comercial da época, uma vez que recebia toda a produção de gêneros do norte fluminense. Esses gêneros, principalmente o açúcar, eram transportados por barcos pelo rio Macacu até a Baía de Guanabara, de onde eram exportados para Europa.

Curato e honras: 

Com o passar do tempo vários curatos surgiram nas freguesias adjacentes à Vila de Santo Antônio de Sá.  Dois deles, dedicados a Nossa Senhora da Conceição e São João Batista, principiou na Fazenda do Iguá (atual Venda das Pedras), propriedade do ex-tropeiro João Correia, que por devoção ergueu uma modesta capela de pau a pique para Nossa Senhora da Conceição e São João Batista.

Anos depois, João Vaz Pereira transferiu a capela para o alto da colina (atual Praça Marechal Floriano), sob a invocação de São João Batista.

Em 1742 a antiga capela foi substituída por uma Igreja e nas proximidades dessa igreja desenvolveu-se o futuro município, que no segundo reinado atingiu elevado grau de desenvolvimento econômico, representativo de uma das mais prósperas regiões fluminense.

De uma simples freguesia à Cidade: 

Um decreto Imperial de 15 de janeiro de 1833 elevou a freguesia de São João Batista à categoria de Vila, instalando-se a Câmara de vereadores em 22 de maio do mesmo ano, ficando então desmembrada de Santo Antônio de Sá. 
A categoria de cidade veio através do decreto estadual nº 38, de 16 de janeiro 1890.

Visitação:

Praça Marechal Floriano Peixoto - Centro. A visitação pode ser feita a qualquer horário por se tratar de uma praça. 
Para maiores informações acesse www.visiteitaborai.com.br 

terça-feira, 26 de julho de 2011

SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS DÁ VEXAME NO BAIRRO QUISSAMÃ

 A cada dia que passa a falta de planejamento e organização da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal fica mais clara e evidente para a nossa população. Na maioria dos bairros os moradores clamam por ajuda e rezam para que nossos governantes olhem pelo drama em que vivem.

Essa semana, uma situação inusitada ocorreu no bairro Quissamã. Funcionários da Prefeitura compareceram ao local, na Rua Alfredo Melo,  para desentupir uma caixa de esgoto, mas foram impedidos por um morador de executarem o serviço. O motivo? O morador por sua livre iniciativa obstruiu a caixa de esgoto que fica em sua calçada e não tomou conhecimento das autoridades municipais, fazendo com que os funcionários dessem meia volta e fossem embora, um verdadeiro vexame.

Parece piada, mas não é. Para aqueles que não sabem, as calçadas assim como as ruas fazem parte do logradouro público municipal, sendo um bem público e não um bem particular, não havendo qualquer motivo para que os funcionários da Prefeitura deixassem de executar o serviço em prol de toda a comunidade.

A mencionada rua é a principal do bairro e apresenta buracos que se transformam em um verdadeiro piscinão em dias de chuva, causando diversos transtornos aos moradores a àqueles que por ali passam.

Como dito no início da matéria, faltam planejamento e organização à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos para que coisas desse tipo não aconteçam em nosso Município e que moradores possam de fato ser beneficiados por serviços que devem e não podem deixar de serem prestados pela Prefeitura.

Casa de Câmara de Vereadores e Cadeia



Em virtude de seu papel estratégico na economia regional e do prestígio político de sua elite senhorial, a freguesia de São João Batista foi elevada à categoria de Vila de São João de Itaboraí, por decreto Imperial de 15 de janeiro de 1833, sendo a primeira Câmara de Vereadores instalada oficialmente em 22 de maio do mesmo ano, inaugurando a autonomia administrativa do nascente Vila.

Personalidades da Câmara:

A primeira Câmara itaboraiense foi composta pelas seguintes personalidades: Manoel Antônio Álvares de Azevedo e pelos vereadores Severino de Macedo Carvalho, Padre Manoel de Freitas Carvalho Magalhães, José Augusto César de Menezes e José Barbosa Velho.

Nesta perspectiva, com o objetivo de abrigar condignamente a Câmara da vila recém criada, em 1835 foi envido o requerimento ao então Presidente da Província do Rio de Janeiro, Joaquim José Torres, futuro Visconde de Itaboraí, solicitando meios para construção de Casa da Câmara e Cadeia, obtendo parecer favorável.

Início das obras da Casa de Câmara e cadeia:

Com isto, após deliberação do Governo Imperial, em 1836 foram iniciadas as obras gerais para a construção da Casa de Câmara e Cadeia da Vila de São João de Itaboraí. O projeto do referido prédio foi elaborado pelo famoso engenheiro militar alemão major Júlio Frederico Koeller, célebre pela realização de várias obras importantes na Província fluminense.

Após quatro anos de obras, o prédio da Câmara e Cadeia foi concluído em 1840, passando a abrigar no pavimento térreo a cadeia pública e no pavimento superior os trabalhos parlamentares.

Raro exemplar do tempo do Império:

Trata-se de um dos raros exemplares de Casa da Câmara e Cadeia ainda existente em território nacional, revelando influências neoclássicas em sua arquitetura, tais como o grande frontão triangular
Detalhes preciosos podem ainda ser vistos no interior do palacete.

Primeira sede da Prefeitura:

Com a elevação da Vila de São João de Itaboraí à categoria de cidade, em 19 de janeiro de 1890, a Casa de Câmara passou a sediar também a Prefeitura Municipal, tendo sido o primeiro prefeito nomeado apenas em 1922.

A Casa Câmara e Cadeia é inteiramente modificada:

Posteriormente, já em 1969, a Prefeitura voltou a ocupar provisoriamente o pavimento térreo do prédio em questão, realizando obras que alteraram a disposição original das antigas enxovias(celas) da cadeia pública, ocupadas atualmente por gabinetes de vereadores.

Visitação:

De segunda à sexta das 9:00 às 17:00 na Praça Marechal Floriano Peixoto, 221 - Centro - Itaborai
Para maiores informações ligue para (21) 2639.2001 ou acesse o site - www.camaraitaborai.rj.gov.br

Linha 3 do metrô para o Leste Fluminense


Moradores de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, estão cada vez mais próximos de terem a Linha 3 do metrô. Por conta do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ) em Itaboraí, previsto para entrar em operação em 2014, faz com que o governo pense na questão do transporte público.

Segundo o governo do estado, a Linha 3 do metrô, que irá ligar Niterói a São Gonçalo, está previsto para entrar em operação em 2014. Mas segundo especialistas seria preciso uma linha que ligasse Rio x Itaboraí, para atender o fluxo de passageiros.

A via terá uma extensão de 23 quilômetros e poderá custar cerca de  R$ 2,5 bilhões incluindo equipamentos e, sinalização. Além da linha que sairá da Praça Araribóia, Niterói, para Guaxindiba em São Gonçalo, esta sendo estudado pelo governo do estado a criação de um corredor expresso de ônibus ligando a estação Guaxindiba até o COMPERJ em Itaboraí.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Eleições 2012

Ainda falta cerca de 1 ano para as eleições de 2012 e a cidade de Itaboraí já começa a se preparar.


Com  a chega do COMPERJ na cidade, o que não vai faltar é candidatos para prefeito no municipio. O que era uma disputa de 2 agora virou disputa de partido. A duas eleições, a disputa ficava entre o atual prefeito Sérgio Soares e o ex-prefeito Cosme Salles. Era apenas uma troca de cadeiras, 4 anos um...4 anos outro! 

Hoje as coisas estão diferentes por aqui, o que não falta é candidato de outras cidades tentando um lugarzinho no município, o que poderá ser bom ou ruim!!!


Um destes candidato forasteiro é  Marcio Panisset que virá como candidato a prefeito do município.

O outro é Altineu Côrtez, que junto com um candidato local, Dr. Sadinoel virá concorrer as eleições para prefeito pelo PR. A ordem da chapa do PR será Altineu para prefeito e Sadinoel vice.

Outra consequência das eleições de 2012 é a troca-troca de partido, e uma das trocas de partido mais comentada é a do ex- vereador Helil Cardoso, que antes era do PTN agora PMDB. Segundo o PMDB, Helil Cardoso virá na chapa “Puro Sangue” junto com o então atual presidente da Câmara Municipal e vereador Lucas Borges. A ordem da chapa ainda não foi definida.

Secretaria Municipal de Educação



                                 

Casa térrea erguida no antigo Largo da Matriz (atual Praça Marechal Floriano Peixoto), entre 1885 e 1890, para servir de residência à família Coutinho hoje abriga a SME.

Tal edificação tinha vizinhança a chácara do Coronel da Guarda Nacional João Hilário de Menezes Drummond, avô do literato Salvador de Mendonça (1843-1913), cuja sede estava situada quase na esquina da Travessa Espírito Santo (a primeira rua calçada da Vila de São João de Itaboraí), ao pé da torre sisneira da Igreja Matriz de São João Batista.

Durante muitas décadas foi moradia da Professora Paulina Porto, célebre pianista e uma das maiores incentivadora da Banda Municipal.

Instalação da Secretaria de Educação:
Por volta de 1983 a Prefeitura Municipal de Itaboraí restaurou o imóvel e nele se instalou a Secretaria Municipal de Educação.

Visitação:
De segunda à sexta das 9:00 às 17:00 na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n - Centro - Itaboraí.
Para maiores informações ligue para (21) 2639-2001 ou através da internet pelo e-mail: semec@itaborai.rj.gov.br

Centro Histórico de Itaboraí

O Centro Histórico de Itaboraí é composto por um conjunto arquitetônico formado por prédios representativos dos períodos Colonial e Imperial brasileiro, sendo alguns deles tombado como Patrimônio Histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Ele traz a beleza e a imponências de seus monumentos, as marcas de nossa história e o registro da importância de Itaboraí no cenário cultural do Brasil.

Entre os Patrimônios do Centro Históricos estão a Igreja Matriz de São João Batista, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, o Teatro Municipal João Caetano, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, o Prédio da Maçonaria, o Prédio da Câmara Municipal de Vereadores, o Prédio da Prefeitura de Itaboraí, a Fonte Carioca e a Biblioteca Municipal Joaquim Manoel de Macedo Macedo.

domingo, 24 de julho de 2011

Obras na Nascilândia

A Prefeitura de Itaboraí anuncia obras no bairro Nascilâncidia. Segundo  a prefeitura, as obras terão início, em setembro, e incluirão saneamento e pavimentação, somando  2 km de asfalto. De acordo com o prefeito, a obra iniciará pela Rua Raimundo Leonício Santos e incluirá todas as transversais.

sábado, 23 de julho de 2011

Prefeitura anuncia obras em bairros da cidade


Por Tudo sobre Itaboraí

Assim como eu, os moradores de Itaboraí andam se perguntando que obras são essas que a prefeitura anda anunciando por ai?! Porque vamos ser sinceros... não existe obra nenhuma!

Em quase todos os bairros da cidade existem placas informando que a prefeitura está reformando o asfalto, o que não é verdade porque a única coisa que existe nos bairros são buracos.

Um belo exemplo disso é o bairro Jardim Imperial onde a prefeitura colocou uma placa dizendo que estava asfaltando o bairro, asfaltou uma única rua e depois foi embora!

Acho que isso não é asfaltar um bairro!!!

Tudo sobre o que acontece, ou deveria acontecer na cidade de Itaboraí

Olá... a partir de hoje os cidadãos itaboraienses poderão saber o que realmente acontece na cidade!!