Tradução

domingo, 20 de novembro de 2011

Posto de Saúde joga lixo hospitalar na calçada



(As fotos foram tiradas por Alexandre Figueiredo) 

O transporte de lixo hospitalar requer veículos adaptados, medidas de segurança especiais e flexibilidade para realizar a coleta conforme as necessidades dos serviços de saúde. Para a remoção dos resíduos (hospitalar) até a unidade de tratamento ou disposição final, deve ser utilizadas técnicas de segurança que garantam a preservação das condições de acondicionamento e a integridade dos trabalhadores, da população e do meio ambiente, devendo estar de acordo com a legislação. A coleta e transporte externos dos resíduos de serviços de saúde devem ser realizados de acordo com as normas NBR 12.810 e NBR 14652 da ABNT.

Considerando as fotos acima, a Prefeitura Municipal de Itaboraí deveria contratar através de licitação pública uma empresa especializada no transporte e coleta do lixo hospitalar, tecnicamente denominado resíduos sólidos de serviço de saúde.

Essa coleta de resíduos sólidos de serviço de saúde deve obedecer a uma programação fixa, com setores preestabelecidos. O lixo do tipo B (resíduos químicos, medicamentos ou produtos utilizados na manipulação de medicamentos e em procedimentos médicos) deveria ser coletado segundo ordens de serviço emitidas pelos Departamentos de Limpeza Urbana, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal, não jogado na rua como é feito no Posto de Saúde da Família Edith Maria de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí