Tradução

segunda-feira, 21 de maio de 2012

22 DE MAIO - ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE ITABORAÍ

Parabéns a cidade de itaboraí pelo seus 179 anos de emancipação política-administrativa.

                        
O Município de Itaboraí está localizado na região Metropolitana do Rio de Janeiro, ao lado leste da Baía da Guanabara, nas coordenadas de latitude 22º44’40’’ e longitude 42º51’34’’. Faz limite com os municípios de São Gonçalo, Guapimirim, Cachoeira de Macacu, Tanguá e Maricá, abrangendo uma área total de 429 km². E abrigará o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ).

Os principais acessos ao município são as rodovias BR 101 (Translitorânea), que liga a região dos lagos e o norte fluminense; a BR 493 (Rodovia Magé-Manilha) que liga ao complexo viário da BR 116 e a RJ 116, que liga a Cachoeira de Macacu e Friburgo, região serrana do Estado.

Atividades econômicas

As principais atividade econômicas de Itaboraí estão ligadas aos Serviços, Comércio, Transportes, Comunicações, Construção Civil, Indústria de transformação, Apicultura, Pecuária, Agro turismo, Gastronomia e Citricultura.

População

Pela ultima do censo (IBGE – 2010), Itaboraí conta com 218,90 mil habitantes, em 69,248 mil edificações permanentes, com uma taxa de ocupação média de 3,1 hab./domicílio. O município está dividido em 8 distritos, cujas características básicas são as seguintes:
  • A Sede do Município (Centro) concentra o maior contingente populacional e a maior parte do comercio.
  • Manilha é o distrito mais urbanizado e o de maior taxa de densidade demográfica (1.300 hab/km²).
  • Visconde de Itaboraí e Itambi são as novas áreas de expansão urbana, em razão do eixo da BR 493, no qual as antigas áreas agrícolas estão sendo substituídas por loteamentos e condomínios.
  • Porto das Caixas tem pequeno núcleo urbano e abrigará o COMPERJ.
  • Os distritos de Cabuçu, Sambaetiba e Pacheco são predominantemente rurais, sendo que já podemos observar uma grande quantidade de loteamento nos dois primeiros.
Projeção da população

A população atual de Itaboraí está estimada em torno dos 218mil habitantes (69 mil domicílios), devendo em 30 anos atingir a marca de 450 a 520 mil habitantes, dependendo da influência que o COMPERJ trará ao município e do processo de migração da expansão urbana na região de Niterói e São Gonçalo.

Salienta-se que há ainda possibilidade de que estes limites sejam ultrapassados, atingindo o patamar entre 550 a 600 mil habitantes tendo em vista uma hipótese de ampliação do COMPERJ (de 300 para 600 mil barris/dia) e uma maior migração. Esta incerteza na projeção da população futura no longo prazo não é o único problema, há ainda a questão da explosão demográfica de curto e médio prazo, pois, em qualquer das hipóteses a população deverá aumentar 45% nos próximos 10 anos, atingindo o patamar de 320 a 350 mil habitantes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí