Tradução

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Helil estuda implantar cursos de gestão para servidores em parceria com a UERJ

Em encontro com o reitor da universidade, Ricardo Vieiralves, o prefeito eleito de Itaboraí conheceu os projetos, como o curso superior de Gestão Pública

O prefeito eleito de Itaboraí, Helil Cardozo, quer implantar a partir do ano que vem cursos de gestão para servidores em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Para dar início aos estudos de viabilidade do projeto, Helil esteve na tarde desta quarta-feira (31/10) com o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves de Castro, na sede da instituição, onde conheceu os projetos desenvolvidos pela universidade em parceria com os municípios fluminenses. Helil ficou muito entusiasmado em saber que a Uerj vai promover, a partir do ano que vem, cursos de Gestão Pública nos níveis superior e médio para servidores. “Essa é uma ótima notícia, porque vem ao encontro do que estávamos planejando. Funcionário público capacitado, significa melhores serviços prestados à população e mais garantia de verbas e projetos aprovados”, disse Helil.
De acordo com Vieiralves, os cursos de formação superior serão de três anos de graduação com aulas semi-presenciais e à distância. “A Prefeitura só precisará ceder uma sala para a realização do curso e autorizar que o funcionário disponha de quatro horas para os estudos. A universidade se encarrega de equipar a sala e oferecer os professores”, disse o reitor, explicando que o aluno irá aprender desde a elaboração e montagem de projetos à prestação de contas e identificação de financiamentos. “Hoje a maior dificuldade das prefeituras é ter pessoal capacitado para elaborar projetos e até prestar contas”, destacou Vieiralves, salientando que o primeiro vestibular deve acontecer já em agosto de 2013.
Além dos cursos para servidores, Helil explicou ao reitor que a cidade necessita de cursos de formação superior na área petroquímica. “Nossos jovens precisam estar qualificados para disputar as vagas que surgem com o Comperj”, justificou o prefeito eleito. O reitor disse que tem planos para a instalação de cursos superiores de Engenharia para atender à demanda do complexo e de toda a região. “Serão necessários 15 anos para formar os engenheiros que o Comperj demanda. O curso na região pode reduzir esse tempo”, afirmou Vieiralves, antecipando que já vem conversando com a Petrobras sobre o assunto.
Helil propôs uma reunião com os 16 prefeitos eleitos dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) para tratar do tema. “Precisamos unir forças e reunir todos os prefeitos para brigar por essa universidade. Imagine nossos jovens formados e empregados, sem precisar deixar a região”, exemplificou. E Helil vai trabalhar para que o campus da Uerj fique em Itaboraí. Afinal, é cidade sede do Comperj.

Matéria enviada pela assessoria do prefeito eleito Helil Cardozo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí