Tradução

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Casa de Cultura expõe acervo do Museu Nacional, com relíquias arqueológicas encontradas na área do Comperj


As relíquias arqueológicos encontradas no terreno onde hoje é construído o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) estão expostas na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí. 

A mostra “Santo Antônio de Sá: a primeira vila do Recôncavo da Guanabara” é realizada em parceria com o Museu Nacional, que, pela primeira vez, permite que parte do acervo deixe suas instalações.

Os achados são o resultado de um dos maiores trabalhos de arqueologia já realizada no país, no qual foram identificados 49 sítios arqueológicos. Entre as relíquias estão artefatos que marcam o início da ocupação do Estado do Rio, como fragmentos de cerâmicas portuguesas, espanholas e inglesas, cachimbos africanos e um tembetá – espécie de jóia usada por índios no século 16.

A exposição foi aberta ao público em geral nesta última sexta-feira (19/04). Escolas e outras instituições podem agendar visitas em grupo.

A escavação no sítio arqueológico, localizado no Vale do Macacu, região da antiga Vila de Santo Antônio de Sá e que hoje compõe o município de Itaboraí, foi realizada no período anterior a terraplanagem do Comperj, e abrange também áreas no entorno do empreendimento. Todas as etapas da pesquisa arqueológica ocorreram de forma multidisciplinar, envolvendo profissionais das áreas de Arqueologia, História, Geografia, Geologia, Biologia e outros, por meio do Programa de Educação Patrimonial e Arqueologia do Vale Macacu, coordenado pela professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), MaDu Gaspar.

O trabalho de escavações mostra dois momentos distintos da história do sítio: o local, inicialmente, foi moradia dos índios Tupis, e também recebeu colonizadores europeus, que trouxeram os africanos.

A partir dessa exposição, Dutra espera estreitar ainda mais os laços de Itaboraí com o Museu Nacional, visando empreendimentos ainda de maior porte:

A exposição “Santo Antônio de Sá: a primeira vila do Recôncavo da Guanabara” tem entrada gratuita e vai até o dia 17 de setembro. A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres abre de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30. Às sextas e sábados, o horário se estende até às 22h30. 

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro de Itaboraí. Mais informações pelo telefone 3639-2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí