Tradução

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Começou a vacinação contra gripe



A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (15) em Itaboraí, e segue até o dia 26 de abril em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs), unidades básicas, na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José Oliveira (Filoco), em Manilha; e no Hospital Estadual Tavares de Macedo, em Venda das Pedras. A mobilização deste ano tem como tema “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, e prevê também o Dia D, marcado para 20 de abril.

Em Itaboraí, a meta é imunizar 31 mil pessoas, o que corresponde a 80% do público-alvo. Serão vacinados idosos – com 60 anos ou mais – crianças de seis meses a dois anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e profissionais de saúde, além dos doentes crônicos (cardíacos, obesos e transplantados renais), que precisarão apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

O principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população.

A vacinação será realizada das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A imunização pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonia e em até 75% a mortalidade global por complicações da influenza.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura e não oferece risco algum. A maioria das reações é leve, como dor e sensibilidade no local da aplicação.

A Influenza Sazonal é uma infecção viral aguda de alta transmissibilidade, que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias ao falar, tossir ou espirrar. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, saída de secreção pelo nariz, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dor de cabeça e nos músculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí