Tradução

terça-feira, 21 de maio de 2013

Parabéns Itaboraí pelos seus 180 anos de Emancipação Política




A origem de Itaboraí está diretamente relacionada à história da extinta Vila de Santo Antônio de Sá, comprovadamente uma das mais importantes do Rio de Janeiro em finais do século XVIII.

A Vila de Santo Antônio de “Macacu” como também era conhecida tem origem em 1567, sendo a primeira a ser formada no Recôncavo do Rio de Janeiro. Sua importância econômica residia no fato de ter sido o principal entreposto comercial da época, uma vez que recebia toda a produção de gêneros do norte fluminense. Esses gêneros, principalmente o açúcar, eram transportados por barcos pelo rio Macacu até a Baía de Guanabara, de onde eram exportados para Europa.

Curato e honras:

Com o passar do tempo vários curatos surgiram nas freguesias adjacentes à Vila de Santo Antônio de Sá.  Dois deles, dedicados a Nossa Senhora da Conceição e São João Batista, principiou na Fazenda do Iguá (atual Venda das Pedras), propriedade do ex-tropeiro João Correia, que por devoção ergueu uma modesta capela de pau a pique para Nossa Senhora da Conceição e São João Batista.

Anos depois, João Vaz Pereira transferiu a capela para o alto da colina (atual Praça Marechal Floriano), sob a invocação de São João Batista.

Em 1742 a antiga capela foi substituída por uma Igreja e nas proximidades dessa igreja desenvolveu-se o futuro município, que no segundo reinado atingiu elevado grau de desenvolvimento econômico, representativo de uma das mais prósperas regiões fluminense.

De uma simples freguesia à Cidade:

Um decreto Imperial de 15 de janeiro de 1833 elevou a freguesia de São João Batista à categoria de Vila, instalando-se a Câmara de vereadores em 22 de maio do mesmo ano, ficando então desmembrada de Santo Antônio de Sá.
A categoria de cidade veio através do decreto estadual nº 38, de 16 de janeiro 1890.

Visitação:

Praça Marechal Floriano Peixoto - Centro. A visitação pode ser feita a qualquer horário por se tratar de uma praça.
Para maiores informações acesse www.visiteitaborai.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí