Tradução

sábado, 1 de setembro de 2012

Itaboraí receberá a ajuda do Exército na segurança das eleições 2012


O presidente do TRE, desembargador Luiz Zveiter, anunciou na última quinta -feira (30/08) o pedido feito às Forças Armadas para reforçar a segurança no Estado, já durante a campanha e não apenas no dia das eleições.

A solicitação foi que o Exército e Marinha atuem em apoio às polícias Militar e Civil, no município de Itaboraí. Ele quer o reforço começando a partir de hoje.

Zveiter contou ainda que o governador Sérgio Cabral já concordou com a requisição de tropas federais. 

Segundo a presidenta do TSE, Cármen Lúcia, há uma preocupação especial com a segurança dos juízes, devido ao fato de eleições municipais serem sempre mais “apaixonadas” do que as eleições gerais.

“São eleições com mais candidatos, mais impugnações, mais questionamentos e muito mais apaixonada”, disse ela, destacando que cerca de 350 mil pessoas deverão concorrer aos cargos de prefeito e vereador em todo o país.

Ainda de acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), o desembargador Luiz Zveiter, o TRE vai estabelecer “zonas de exclusão” nas áreas mais críticas. Nessas zonas, que ficarão ao redor de algumas seções eleitorais, os cidadãos terão que votar e se retirar da área. O objetivo é evitar que haja pressão sobre o voto de outros eleitores.

Segundo Zveiter, a zona de exclusão será policiada pelo Exército, caso o TSE autorize a atuação da Força no Estado, e pela própria polícia.

Também será proibido o uso de aparelhos celulares dentro das seções eleitorais, para evitar que e os leitores tirem foto de sua urna eletrônica, para provar que votou no candidato apoiado.

O desembargador também aposta no Disque-Denúncia Eleitoral (21) 2524-0404 para evitar ilegalidades. Desde que foi criado, em maio deste ano, o serviço já recebeu 1.380 denúncias de crimes eleitorais, sendo a maioria pelo uso de faixas, cartazes e adesivos de candidatos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí