Tradução

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Helil pede UPA federal, Clínicas da Família, equipamentos e remédios para Itaboraí

Em novo encontro com o ministro e o secretário estadual, Helil apresentou um diagnóstico preliminar da Saúde e pediu ajuda para tomar medidas emergenciais nos primeiros meses de governo.



O prefeito eleito de Itaboraí, Helil Cardozo, se reuniu mais uma vez na tarde desta quarta-feira (19-12) com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e com o secretário estadual da Pasta, Sérgio Côrtes. O encontro aconteceu logo após visita às obras de ampliação da UTI e do setor de emergência do Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na zona Oeste do Rio. Depois de conhecer as novas instalações da unidade a convite do ministro e do secretário, Helil apresentou uma lista de solicitações para reestruturar a Saúde de Itaboraí e garantir, em caráter emergencial, melhorias no atendimento à população.

Helil destacou como prioritária a melhoria das condições de atendimento no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. Para isso, solicitou ao ministro e ao secretário ajuda para aquisição de equipamentos para o setor de emergência, de insumos e medicamentos. Helil também falou sobre a situação do pronto-socorro infantil, que hoje funciona em tenda improvisada do lado de fora do hospital, e sobre o sucateamento dos carros do combate à dengue. “Não podemos permitir que essa situação se prolongue, por isso precisamos da parceria do Estado e do governo federal”, justificou Helil, que também solicitou a instalação de uma nova UPA 24 horas para desafogar o Leal Junior e das Clínicas da Família para atender especialmente os bairros mais distantes do Centro.

O futuro secretário de Saúde de Itaboraí, Edilson Santos, acompanhou o prefeito na visita. Ele falou sobre a proposta de ampliação e reestruturação da rede básica de saúde com a construção de novas unidades, e destacou a necessidade de reestruturar o serviço do Samu em parceria com os demais municípios da região.  Segundo o secretário, também será preciso mudar o perfil de porta de entrada de emergência do Leal Junior para que a unidade passe a ser referência em atendimentos de média complexidade, agilizando as cirurgias eletivas, por exemplo. Edilson entregará nos próximos dias uma lista ao secretário estadual com os equipamentos, insumos e medicamentos necessários ao funcionamento emergencial do hospital Leal Junior.

Para o prefeito Helil o encontro foi positivo. “Estou satisfeito com a forma como o ministro e o secretário nos receberam, eles entenderam que do jeito que está não teremos condições de atender a população. Já deleguei ao meu secretário que forneça todo o diagnóstico da Saúde para termos a ajuda que for possível neste primeiro momento e a parceria do estado e governo federal para projetos de médio e longo prazos. O trabalho já começou”, disse, otimista, o prefeito eleito.    

Matéria cedida pela Assessoria de Comunicação do prefeito eleito Helil Cardozo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí