Tradução

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres



Belíssimo sobrado representativo da arquitetura colonial urbana brasileira, foi erguido entre 1810 e 1815 no Largo da Matriz, e que funcionou inicialmente como sede da Coletoria Régia. A partir de 1825 passou a ser utilizado como residência de famílias ilustres.

Feito para residir, mais não tinha instalações apropriadas:

Em 19 de agosto de 1963 o casarão foi comprado do Sr. Pedro Marques Rosa por Heloísa e Maria Alberto Torres, filhas do saudoso itaboraiense Alberto Torres, que foi Ministro da Justiça e Presidente da Província do Rio de Janeiro (equivalente hoje ao cargo de Governador de Estado).

Com objetivo de residir em Itaboraí, as irmãs Alberto Torres realizaram uma ampla reforma no casarão, pois segundo elas, “o prédio de construção sólida não tinha condições de habitação”.
Concluídas as obras que duraram quase quatro anos, Heloísa e Maria puderam fixar residência.

Doação ao IPHAM:

Com o falecimento de Heloísa em 1977 e de Maria em 1985, o casarão passou a pertencer ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) conforme o desejo de ambas, para tornar-se um centro de difusão cultural, a partir do acervo bibliográfico, documental e mobiliário pertencentes a família.
Durante alguns anos, a casa permaneceu fechada até a ocupação por parte da Prefeitura Municipal de Itaboraí no inicio da década de 1990.

Visitação do Público:

Somente em 1995 a casa pode ser aberta ao público. O prédio possui dois salões no andar térreo, um chamado a “Sala Memória” e outro “Sala Família Alberto Torres”, onde são realizadas exposições temporárias de arte plásticas, artesanato e fotografia, além de servirem como auditório para cursos e palestras.

O sobrado também possui um jardim nos fundos, que pode ser utilizado para espetáculos de teatro e música e um setor de patrimônio histórico e artístico, que mantém um acervo histórico sobre o município de Itaboraí, composto por livros, objetos, fotografias, desenhos, periódicos e folders que estão diariamente à disposição de alunos e pesquisadores.

Visitação:

De segunda a sexta das 9:00 as 17:00 no endereço Praça Marechal Floriano Peixoto - Centro, ou através da internet pelo blog - casadeculturaheloisaalbertotorres.blogspot.com, pelo orkut - CCHAT ou pelo twitter @culturaitaborai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí