Tradução

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Igreja São João Batista


Em 1672 o ex-tropeiro e fazendeiro João Vaz Pereira, por devoção, ergueu uma modesta capela de pau-a-pique para Nossa Senhora da Conceição e São João Batista na Fazenda do Iguá.

Transferência para o ponto mais alto
4 anos depois João Vaz Pereira, transferiu a capela para o alto da colina de Itaboraí (atual Praça Marechal Floriano Peixoto), e dedicou-a exclusivamente a São João Batista.
No ano de 1684 já em ruínas, a capela de São João Batista foi substituída por outro templo.
Em 1742 por ordem do Bispo do Rio de Janeiro, foi iniciada a construção de uma igreja de pedra e cal sobre as ruínas da capela de João Vaz Pereira, que ficava exatamente sobre a lendária fonte d’água de Itaboraí.

O tesouro da Matriz
A Igreja é composta por nave, capela interna, torre e sacristia lateral. Internamente, possui expressivo conjunto de retábulos, representativos da evolução artística da ornamentação religiosa.

Do acervo de peças de arte sacra, os mais significativos são a imagem setecentista de Santana Mestra e a tela a óleo de São João Batista, ambas restauradas em 1984 pelo IPHAN.


O Túnel dos Padres
Já em 1784 com a conclusão das obras da nova igreja, construiu-se uma galeria com arcadas de pedra de cantaria lavravas para drenar a água da antiga fonte, escoando-a para uma pilastra com bicas no sopé da coluna, originando posteriormente a Fonte Carioca. Logo, o intrigante “túnel dos padres” é tão somente uma galeria de adução de águas e não uma “passagem secreta”.

Visitação e Missa
De segunda à sexta - 8:00 e 9:00h
Sábado - 19:00h
Domingo - 7:00 e 18:00h
A Igreja Matriz fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n - Centro - Itaboraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí