Tradução

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Igreja Nosso Senhor do Bonfim


Fundada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento em 1797, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim foi erguida em um ponto bem alto para que houve um aspecto de imponência em relação às casas da localidade.

Devoção ao Senhor do Bonfim
Em 1742, havia junto à igreja uma capela da Irmandade do Santíssimo, onde se instalou a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmo, extinta em 1753.
Entre 1790 - 1800 João Bento Vasques restaurou e ampliou a capela e colocou-a sob devoção do Senhor do Bonfim.

Estilo barroco e jesuítas               
Percebe-se ainda que o seu estilo arquitetônico é o barroco, pois possui um belo tratamento da fachada, típico das igrejas jesuítas, destacando o triangular,  mesmo hoje bastante descaracterizada por várias obras ocorridas em 1981 e 1982.
Em seu interior há catacumbas onde eram enterrados cadáveres dos religiosos e também de personalidades itaboraiense do século XIX.

Depois de séculos ainda não há informações exatas
Hoje não se sabe ao certo quem foi exatamente o fundador, só se sabe que tudo se deve aos esforços do Padre Mesquita que pertencia a Irmandade do Santíssimo Sacramento.

Visitação
A Igreja está localizada na Rua do Bonfim, esquina com a rua João Caetano - Centro - Itaboraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí