Tradução

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O dia 24 de abril de 1827 marca a inauguração deste teatro, na Freguesia de São João Batista, construído pelo coronel João Hilário de Menezes Drummond, foi palco da estréia de João Caetano dos Santos (considerado o maior teatrólogo brasileiro de todos os tempos).

O primeiro teatro e sua arquitetura
Praticamente não há muitas informações sobre esse primeiro teatro, mas sobre o edifício, estudos recentes revelam que suas dimensões eram bem resumidas, seu telhado dividia-se em duas alturas e a fachada principal apresentava um frontão triangular, semelhante ao da Casa de Câmara e Cadeia (atual Câmara de Vereadores).

O início do teatro e seu público
O registro de sua existência revela o grande interesse dos primeiros moradores da localidade pela arte e pela cultura.
É importante destacar que nesse teatro, já denominado João Caetano, a Princesa Isabel e seu esposo, o Conde D’Eu, assistiram a Peça “A Cavalhada”, quando estiveram em visita à Itaboraí, em 13 de julho de 1863.

A primeira grande reforma
Em 1920, o teatro é totalmente reformado, ganhando nova aparência, e onde já se pode identificar alguns elementos arquitetônicos pertencentes ao gosto neoclássico (estilo artístico europeu, adotado tardiamente no Brasil, por imposição da Família Real Portuguesa, quando aqui se instalou em 1808).

Segunda reforma
A segunda reforma do teatro se deu pouco tempo depois, em 1927, alterando de forma mais acentuada, a fachada anterior.
Esta, por sua vez, adota mais claramente as características arquitetônicas do estilo neoclássico.        
Preocupado com a manutenção do imóvel, que em 1937 apresentava sinais de deterioração, o comerciante Januário Cáffaro apresentou ao Executivo Municipal uma petição sugerindo algumas medidas para a administração do teatro.

Perda do teatro original
Mas em 1974, quando se encontrava em ruínas o teatro foi demolido, sendo a partir de 1984 reconstruído no governo do então prefeito João Batista Cáffaro.
 Este Teatro é um dos mais antigos do país. Sendo freqüentado pela Família Real, no século XIX, quando em visita a Itaboraí, eram brindados com as encenações de João Caetano.

Visitação
O Teatro João Caetano fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro. Mais informações através do telefone: (21) 3639-2293

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí