Tradução

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Fonte Carioca


Fonte pública erguida por ordem da Câmara Municipal da Vila de São João de Itaboraí, entre 1845 e 1858, à margem da estrada geral, junto à encosta.

Segundo uma antiga lenda local, existiria um túnel ligando o subsolo da Igreja Matriz de São João Batista à referida fonte. Tal tradição tem como fundamento, um olho d’água muito utilizado pelos tropeiros no século XVII.

 Com a construção da Igreja Matriz entre 1742 e 1784, as águas da velha fonte foram canalizadas por uma galeria subterrânea de cantaria lavrada (o famoso “túnel dos padres”), drenando a água do subsolo do templo, conduzindo-a para uma pilastra com três bicas, localizada na carioca (nome tupi que significa “casa de branco”).

A referida fonte foi durante muitos anos a principal forma de abastecimento de água potável da região. E décadas mais tarde como a principal área de lazer para a população local.

Visitação
De segunda a sexta das 9:00 as 17:00h na Av. Presidente Costa e Silva (ao lado do Colégio Alberto Torres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí