Tradução

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Entrevista com o candidato a prefeito Helil Cardozo


TUDO SOBRE ITABORAÍ - Quando o senhor começou a se interessar por política?

Helil - Desde a época do colégio já me interessava pela política, principalmente por saber que a boa política transforma a vida das pessoas. Sempre ajudei as pessoas e a política foi uma forma de fazer mais pelo povo de Itaboraí. Meu pai me incentivou a me candidatar a vereador da cidade quando eu tinha 22 anos. Fui eleito com uma votação que nem esperava para a primeira disputa e depois fui reeleito três vezes seguidas para a Câmara Municipal.  

TUDO SOBRE ITABORAÍ - Porque tomou essa atitude de entrar nessa disputa a Prefeitura de Itaboraí?

Helil - Na eleição de 2010 fui o mais votado da cidade para deputado estadual, fiquei como primeiro suplente, depois de receber 21.663 votos. Ninguém conhece Itaboraí tão bem quanto eu. Sei das necessidades do povo e me considero preparado, por isso entrei na disputa.

TUDO SOBRE ITABORAÍ - Qual o seu objetivo com essa candidatura?

Helil - Quero ser prefeito para fazer com que a riqueza gerada pelo Comperj seja distribuída de forma justa para quem é daqui. De que adianta tantas empresas se não temos saneamento, asfalto, se continuamos a ser a "cidade da poeira"? As vagas de emprego serão ocupadas por quem é de fora porque o povo daqui não se preparou. Não pode. Essa é a nossa chance de garantir um futuro melhor para os itaboraienses, para nossos filhos e netos. Fazer com que o crescimento com o Comperj se traduza em qualidade de vida, com água nas torneiras, mais saúde, educação e melhorias no transporte.

TUDO SOBRE ITABORAÍ - Como o senhor acha que a população itaboraiense vai receber sua candidatura?

Helil - Tenho recebido enorme carinho do povo nas ruas, é gratificante saber que as pessoas me reconhecem como homem íntegro e capaz de ajudar a todos. Minha resposta será trabalhar em favor do povo.

TUDO SOBRE ITABORAÍ - Qual sua opinião aos outros candidatos de oposição?

Helil - De um lado temos o atual prefeito, que é ausente, parece que não gosta de trabalhar; de outro temos candidatos forasteiros, que precisam de GPS para circular na cidade. Se Itaboraí continuasse a ser a cidade com um dos piores índices de pobreza do estado, como antes, será que teríamos tanta gente de fora interessada em ser prefeito? Por que não apareceram antes?

TUDO SOBRE ITABORAÍ – Qual é seu ponto forte em relação aos outros candidatos em sua opinião.

Helil - Eu sou nascido e criado em Itaboraí, conheço as pessoas, os problemas que enfrentam no dia-a-dia, minha origem é humilde, foi com muito trabalho que minha família progrediu. Meu vice, o Dr. Audir, é médico, está na cidade há 35 anos. Essa ligação com a cidade é fundamental, pois temos compromisso verdadeiro com o povo de Itaboraí. Não chegamos agora. Eu nasci em Picos, na zona rural da cidade, e moro em Venda das Pedras desde os dois anos de idade. Aqui nasci, me criei, criei meus filhos, construí laços familiares e de amizade. Quero que meus filhos me deem netos e que eles cresçam numa cidade com qualidade de vida.

TUDO SOBRE ITABORAÍ - Como o senhor avalia a atual administração de Itaboraí?

Helil - Basta ir ao Hospital Leal Junior para se ter uma ideia do descaso com que o povo tem sido tratado. Faltam médicos, remédios e quem busca atendimento sofre nas filas. Sem falar no total abandono dos bairros. Manilha, Apolo, Morada do Sol, por exemplo, nunca receberam atenção do governo municipal. Buracos, valas negras, falta d´água são problemas que parecem não ter fim. O prefeito só aparece em inaugurações e as obras que têm feito são chamadas de asfalto de 1,99, de péssima qualidade. Para governar, é preciso em primeiro lugar ter vontade de trabalhar. Nosso prefeito está desmotivado, pelo menos é o que transparece no dia-a-dia. 

TUDO SOBRE ITABORAÍ - Itaboraí é um município que enfrenta diversos problemas, o senhor se sente preparado para enfrentar estes desafios?

Helil - Tenho me preparado há muito tempo. Visitei cidades como Paulínia, em São Paulo, que abriga uma das maiores refinarias do País e conseguiu também se transformar num grande pólo cultural e cinematográfico, sem depender essencialmente do petróleo, criando uma alternativa até para um futuro sem petróleo. Visitei também a Coppe/UFRJ, conheci projetos importantes de sustentabilidade, voltados para o desenvolvimento das cidades e capacitação profissional. Tenho o apoio do governador Sérgio Cabral, do meu partido. O que é muito importante. Imagina se ganha aqui um candidato apoiado pelo Garotinho, inimigo do governador? Vou montar uma equipe técnica de alto nível e juntos faremos o maior programa de obras da história de Itaboraí.

TUDO SOBRE ITABORAÍ - Em sua opinião, qual o problema mais evidente hoje no município de Itaboraí que dificulta o desenvolvimento?

Helil - A cidade está crescendo e não tem planejamento. É preciso preparar Itaboraí para receber as novas empresas, investindo em obras de saneamento e infraestrutura, ampliando a rede de saúde pública aos bairros, o número de leitos do Leal Junior e qualificando a mão-de-obra local para ocupar as boas vagas de emprego que surgem com o Comperj.


TUDO SOBRE ITABORAÍ – Na opinião da população, os maiores problemas de Itaboraí são estruturais, educacionais e sociais. Falta saneamento básico, o atendimento nos postos de saúde e hospital é precário e a Educação não é levada a sério pelo governo. O que o senhor acha que deve ser feito para pelo menos minimizar esses problemas?

Helil - Temos uma série de propostas para reduzir as desigualdades e enfrentar a falta de investimentos que vem de muitos anos. Temos que reconstruir Itaboraí, investir pesado em obras de saneamento, estações de tratamento, água, asfalto e na Saúde. Estabelecer parcerias com os governos estadual e federal será fundamental para garantir os recursos necessários para tirar Itaboraí do atraso em que vive há décadas. 

TUDO SOBRE ITABORAÍ – O senhor acha que um prefeito tem que se preocupar unicamente em ser um "tocador de obras", ou ele tem outras funções que não seja essa?

Helil - Um bom prefeito tem que identificar as principais carências da população e atacar essas áreas, captar recursos e investir corretamente esses recursos. Tem que ter planejamento, ser um administrador, capacitar os servidores para que possam prestar um bom atendimento. Tem que saber que o povo está em primeiro lugar. Uma cidade não é feita só de pedra e brita. É feita, essencialmente, de pessoas.


TUDO SOBRE ITABORAÍ - Por que a população de Itaboraí deve eleger o senhor prefeito da cidade?
 
Helil - Porque tenho compromisso com quem é daqui. Quero um futuro melhor para todas as famílias itaboraienses. 

Um comentário:

  1. Gente pelo amor de Deus! O cara ama a cidade, tem várias propostas, mas quando teve oportunidade de fazer o que ele trouxe para Itaboraí? Faltou perguntar o que ele fez em 16 anos sendo vereador? Ele cita na entrevista que a familia dele progrediu com muito trabalho, que trabalho foi este? Boquinha na prefeitura? O Audir tb foi vereador e deputado o que ele fez de significativo para Itaboraí? O fato é o seguinte, o Helil teve a oportunidade de mostrar todo seu amor por Itaboraí, foi vereador por 8 mandatos, e o pior foi o secretário de governo de Sérgio e diz que não poderia fazer nada por Itaboraí? Sem contar que foi o seu pai que lançou o Sérgio Soares na politica. ACORDA POVO! Chega de enganação, é hora de mudar e se não for agora, não será nunca mais. Nunca tivemos realmente uma verdadeira oposição, alguem que viesse contra toda esta sujeira e hoje temos vamos pensar nisto! MUDA!

    ResponderExcluir

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí