Tradução

terça-feira, 31 de julho de 2012

Resumo do histórico político do candidato a prefeito Altineu Côrtes


Por: Bruninho Souza


Altineu Côrtes Freitas Coutinho representa seu Estado por três legislaturas consecutivas, desde 2002, realizando uma brilhante trajetória política-social, com notável e ajustada coerência de atuação parlamentar pautada nos princípios democráticos. Tem absoluta consciência de que é importante uma democracia de debates, realizada em diálogos populares sobre as propostas viáveis para o nosso Estado. O  parlamentar decidiu iniciar sua trajetória na vida pública em 2002, quando foi eleito deputado estadual, pelo PMDB. Em 2006 foi reeleito para seu segundo mandato e, pelo PR, reelegeu-se no ano de 2010 para seu terceiro mandato com expressiva votação, o que demonstra sua aprovação pelo povo.

Com a vinda para atuação no Palácio Tiradentes (ALERJ), sede do legislativo estadual, como um jovem parlamentar, o deputado Altineu Côrtes ainda não tinha plena noção da grande responsabilidade que a população havia depositado em seus ombros, mas hoje, com a sua atuação como parlamentar direcionada para as áreas mais carentes do Estado e após ter participado ativamente das diversas comissões da ALERJ sua experiência política e social se adéqua aos reais anseios do povo de nosso Estado.

No ano de 2003, com sua forma diferenciada de ver e de fazer política, assumiu a Presidência da Comissão Permanente de Obras Públicas e a Vice-Presidência da Comissão Permanente de Indicações Legislativas. Assumiu também a Presidência da Comissão Especial criada para elaborar proposta de reestruturação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, bem como a função de Vice-Presidente da Comissão Especial criada para elaborar proposta de reestruturação do Corpo de Bombeiros Militar e a Vice-Presidente da Comissão Especial criada para acompanhar a implantação no Estado do Rio de Janeiro do programa Federal Primeiro Emprego.

Em 2004, convidado pela governadora Rosinha Garotinho, assumiu como titular a Secretaria Estadual da Infância e da Juventude, atuando até o final do ano de 2005. Durante seu período como Secretário de Estado, teve a coragem e a humildade de comandar importantes Programas Sociais como “Leite Saúde”, aumentando o quantitativo distribuído nos 92 municípios do nosso Estado, passando à atender mais de 100.000 crianças em risco social e nutricional. Sua atuação também foi marcante no “Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”, no “Programa Jovens pela Paz” e em diversos outros programas da Fundação para Infância e Juventude. Implementou ainda ações para o desenvolvimento e aplicação do programa de cargos e salários para os agentes do DEGASE, sendo reconhecido como o político mais importante do Estado pela Associação da Classe do DEGASE.

Em 2006, com seu retorno à Assembléia Legislativa, deu continuidade à sua trajetória de contribuições para a história política do Estado do Rio de Janeiro, incerindo em 2006 e 2007, um total de 178 emendas no orçamento público do Estado, contemplando diversos municípios.

No período de 2007 a 2008, conciliando seu posicionamento de político coerente com sua atuação equilibrada e lúcida, alem das oito (8) Comissões Permanentes que integrou, assumiu também a Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, criada para investigar possíveis irregularidades nos medidores de consumo instalados pela AMPLA S/A, principalmente aqueles do tipo “aéreo” e também foi membro efetivo da Comissão Especial criada para analisar a situação dos Policiais Civis, dos Policiais Militares e Bombeiros Militares mutilados.

De 2009 a 2010, o Deputado Altineu foi Presidente da Comissão de Proteção da Pessoa com Deficiência, sendo a acessibilidade uma das grandes causas de seu mandato. Participou também como membro, de outras 12 (doze) comissões permanentes alem de ser o relator da Comissão Especial criada para apurar possíveis irregularidades nos contratos de cobrança de pedágios nas rodovias privatizadas no Estado do Rio de Janeiro. Assumiu como membro efetivo, a Comissão Especial criada para acompanhamento do impacto econômico, ambiental, social e seu legado urbano, na Baixada Fluminense, com a realização dos jogos mundiais militares em 2011, da Copa das Confederações em 2013, da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016.

Em 2011, tornou-se Presidente da Comissão de Defesa Civil sem esquecer a Comissão de Proteção da Pessoa com Deficiência, onde hoje participa como vice-presidente. Como legislador competente e atuante, passou a ter seu compromisso focado na formulação e implementação de políticas públicas visando consolidar ações para evitar ou minimizar tragédias decorrentes de desastres provocados pelas chuvas que atingem normalmente nosso estado nos primeiros dias do ano. 

Sua crença quando se trata do tema “Defesa Civil”, é a de que a conscientização comunitária facilita a participação dos diversos segmentos sociais beneficiando diretamente o cidadão comum e tornando-os parceiros e facilitadores no desenvolvimento de uma cultura preventiva, promovendo assim a mudança de hábitos necessária para tornar o ambiente mais seguro. Foi ainda Vice-Presidente da Comissão Especial criada para discutir e construir a interlocução com os Municípios que sofrem a influência do COMPERJ, junto à PETROBRAS, alem de outras participações.

Homem de garra, idealista, persistente na luta pela justiça social, possui capacidade de articulação e liderança que unidas à coerência e seriedade, qualificações essas que fazem com que seja respeitado até mesmo por parlamentares de outros partidos. É filiado ao Partido da República (PR), por onde prossegue sua trajetória de homem público, esforçando-se para tornar o Estado do Rio de Janeiro um lugar mais justo, humano, solidário e próspero.


(O texto acima representa a opinião do eleitor Bruninho Souza)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí